QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL ZÉ DE CALU TEM A PIOR MÉDIA DO ESTADO NO ENÉM 2010

Foto publicada na reportagem do G1 MG

A reportagem abaixo foi retirada no site do Portal G1 de Belo Horizonte publicada hoje (12/09/2011), e com certeza vai ser motivo de muitas polêmicas e o nosso Blog vai está a inteira disposição para a gente tentar entender o que aconteceu, e mostrar o outro lado da realidade, como por exemplo os vários alunos que saem daqui e são destaques onde trabalham ou fazem curso superior.
Veja a reportagem na íntegra:
Evasão para colheita é problema em pior escola de MG na média do Enem
Instituição foi a pior entre escolas de MG com mais de 75% de participação.
Escola E. Zé de Calu fica em povoado de mil habitantes no Vale do Jequitinhonha.
Fernanda Brescia Do G1 MG
A evasão de alunos que trabalham ou acompanham os pais na colheita de cana-de-açúcar e café é um dos problemas enfrentados pela Escola Estadual Zé de Calu, localizada no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. No ranking divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Ministério da Educação (MEC), a instituição apresentou a menor pontuação, 472,72, dentre as escolas que tiveram participação de mais de 75% de alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010.

O Ministério da Educação mudou o critério de divulgação das notas por escola do Enem. Foram criadas quatro categorias de acordo com a porcentagem de participação no Enem 2010:

Grupo 1: de 75% a 100% (17,8% das escolas)
Grupo 2: de 50% a 74,9% (20,9% das escolas)
Grupo 3: de 25% a 49,9% (33% das escolas)
Grupo 4: de 2% a 24,9% (27,4% das escolas)

De acordo com a nota técnica divulgada pelo MEC, não se deve misturar as categorias para comparação de desempenho entre as escolas. As escolas que tiveram menos de 2% de participação não foram consideradas. De acordo com o MEC, a média de participação dos estudantes no Enem 2010 foi de 56,4%.
Escola e região
A unidade de ensino é a única do distrito de Santa Rita do Araçuaí, que pertence ao município de Chapada do Norte, fundado por bandeirantes paulistas por volta de 1728. O distrito tem cerca de mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010.
Atualmente, a escola tem cerca de 310 alunos e 48 funcionários, sendo 30 professores, segundo dados da secretária Aldineia Cristina Miranda. Ela trabalha há 15 anos no local e recebeu com surpresa a notícia da baixa pontuação da escola. Ela diz que um dos motivos pode ser a falta de preparação para a prova do Enem, que é longa, segundo relato dos alunos. “A gente esperava mais porque os professores exigem muito deles”, disse. “Acho que é falta de interesse deles. Eles estudam só o que o professor passa na sala mesmo, não tem aquela preocupação. São alunos de zona rural. A maioria deles trabalha fora”, completou.
Luciene Maria, uma das vice-diretoras da escola, contou que o povoado de Santa Rita do Araçuaí é pequeno e que os moradores dependem da colheita de café e cana-de-açúcar, geralmente feita em outros estados. Famílias inteiras viajam levando os filhos, que precisam interromper o ano letivo na Escola Estadual Zé de Calu para ajudar na renda. Segundo ela, os alunos costumam deixar a escola em maio e voltar em setembro, ao fim da colheita. De acordo com a vice-diretora, eles não param de estudar durante este período, mas, por causa do trabalho, o rendimento cai. Ela diz que, neste ano, o número de alunos que pediram transferência para trabalhar na lavoura foi menor. “Os alunos estão caindo em si e vendo que o estudo é a melhor solução pra eles”, disse.
A mãe de um aluno que cursa o 3º ano do Ensino Médio na escola, Maria de Fátima, também citou o trabalho como inibidor do desenvolvimento dos estudantes. “O lugar é pobre, a emigração é muito grande e acaba atrapalhando bastante. Esta ida e volta atrapalha’, falou.
Nota justa, segundo aluno
O filho dela, Felipe José Miranda Santos, de 17 anos, disse que achou adequada a pontuação recebida pela escola. “Acho até justo a escola ter recebido esta nota. Não é uma escola ruim, mas tudo depende do esforço de cada aluno. Os professores são bons, muito bons mesmo, ensinam bastante. Mas depende de cada aluno ter um objetivo”, falou.
Nossa escola tem problemas, mas a gente consegue vencer"
Maria de Fátima, funcionária e mãe de aluno
Segundo ele, o problema não é a escola, mas a precariedade da região. “O lugar é pequeno, de difícil acesso, quase não tem estradas direito, só estradas de chão. Até pra chegar à escola é difícil. Em tempos de chuva, alguns têm que ir a pé”.
A Prefeitura de Chapada do Norte oferece transporte escolar para alunos e professores, mas, em alguns casos, estudantes têm que completar o trajeto, segundo a vice-diretora. As aulas são ministradas em dois prédios. Um deles, fundado em 1926, abriga os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. O prédio novo, construído no ano passado, fica a seis quilômetros do antigo e abriga os alunos que cursam do 6º ano até o último ano letivo do Ensino Médio.
Na escola estadual, os três últimos anos escolares são cursados à noite. Alunos mais novos contam com projeto “Segundo Turno” e passam o dia inteiro na escola, participando de todo o tipo de atividades como esportes e teatro, de acordo com a vice-diretora Luciene Maria. Ela disse que a escola tem uma biblioteca equipada com livros recebidos do MEC e cerca de 15 computadores, que podem ser usados em pesquisas e trabalhos escolares. Atualmente, a internet não está funcionando no laboratório devido a um problema de conexão, contou Maria de Fátima, mãe de Felipe, que também trabalha na escola. “A internet não tá funcionando, não sei porquê. Só na administração é que tem internet. Às vezes, a gente quer fazer um trabalho e não dá. (...) A gente tá sem informação”, disse.
Felipe contou que quase nenhum dos alunos têm acesso à internet em casa. “São poucos. Dá pra contar nos dedos quem tem”, disse. Segundo o estudante, a cidade não possui nenhuma lan house. “Eles [meus amigos] não vêm a minha casa porque têm vergonha de pedir [para usar a internet]. Eles reúnem grupos e buscam livros na biblioteca da escola mesmo pra fazer o trabalho, ou até mesmo na cabeça”, completou.
O estudante apontou outros problemas enfrentados pela instituição. Segundo ele, faltam livros e carteiras. “Muitos alunos têm que sair para outras salas e caçar carteiras pra sentar. Umas carteiras moles, quebradas. É difícil”, disse. Ele contou que, todo ano, a escola recebe material do MEC, mas que, nem sempre os alunos do ano anterior devolvem o que receberam. “Pegamos livros que já foram de outras pessoas, mas, muitas vezes, não chega a ter pra todo mundo. Aí, tem que dividir em dupla, de vez em quando”, falou Felipe.
Ele também contou que, para praticar esportes durante as aulas de Educação Física, os estudantes precisam sair da escola e andar até uma quadra do distrito. “Não é uma quadra muito boa, não, mas é pertinho”, disse. “Vai todo mundo a pé. A gente já faz o aquecimento”, brincou.
Atualmente, a escola também está sem diretor. Segundo Luciene, um professor de história passou em um concurso para o cargo, mas ainda não foi nomeado pelo governo.
Orgulho
Apesar dos desafios, a escola é motivo de orgulho para familiares de alunos e para os funcionários. “Nossa escola tem problemas, mas a gente consegue vencer”, contou Maria de Fátima. Ela considera que a instituição é referência na alfabetização e nos projetos pedagógicos. “A gente trabalha em equipe”, falou.
A vice-diretora, Luciene Maria, contou que a escola oferece aulas de reforço gratuitas para alunos que têm dificuldades e, em parceria, com a prefeitura de Chapada do Norte, promove projetos de esporte, literatura, gramática e programas de educação sexual, promoção da saúde e de valores. Ela explica que os alunos são convidados a fazer apresentações sobre temas como moral e cidadania. “Hoje em dia se perdeu esta questão de valores e a escola tenta resgatar. Todo semestre a gente fala de algum valor, respeito, ética, cidadania”, contou. “Os professores sempre trabalham pra manter um bom relacionamento com os alunos”, completou Luciene.
De acordo com ela, a maioria dos estudantes que cursa o Ensino Médio tem desejo de fazer um curso superior em outras cidades. “Nós temos muitos e muitos pra fora, já estudando. Eles fazem curso em Belo Horizonte, [Governador] Valadares, São Paulo, em Araraquara (SP)”, disse.
Ela contou ainda que os habitantes de Santa Rita do Araçuaí são muito religiosos e que isto reflete no comportamento dos estudantes. “Os alunos são bem conscientes do que podem ou não fazer na escola. Não tem briga, nem fora, nem dentro. Eles respeitam os professores direitinho. É o jeito do lugar. Nosso distrito é bem calmo. Meu avô dizia ‘nós somos abençoados por Deus’”, falou.
O nome da escola homenageia o avô dela, que ajudou a fundar o povoado. “Costumo dizer que ela [a escola] foi passada de geração pra geração. A primeira diretora foi minha tia, a terceira também e a quarta e a quinta. Ele [Zé de Calú] era um homem de uma sabedoria incrível. (...) dava um banho em qualquer professor”, contou Luciene emocionada.

26 comentários:

  1. Só tem um dado errado aí, tem lan house sim em Santa Rita, e quase todas as casas da área urbana tem acesso à internet, mas concodo plenamente que hoje em dia os alunos não tem muito interesse, até pelo fato de usar internet demais, "esquecem" de estudar

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  2. Fiquei realmente espantado com a notícia do ENEM, mas gostaria de destacar o grande esfoço que existe na escola por parte de toda a equipe, direção, funcionários etc.
    A questão de acesso a internet por parte dos alunos é outra questão a ser debatida. O distrito tem um telecentro com acesso gratuito a internet, agora a gente precisa debater é sobre o que os alunos estão acessando na rede. Eu acho que a internet não está sendo utilizada de maneira adequada pelos alunos. Acesso tem, o conteúdo é que tem que ser colocado no debate.

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  3. Todos nós estamos espantados, mas não acho que seja um resultado injusto. Essa nota é um retrato do que anda acontecendo em nosso distrito.
    Santa Rita do Araçuaí sempre foi destaque em quase tudo que a envolvesse. Porem, nos últimos anos, estamos nos perdendo no tempo.
    Nossa cultura vai se perdendo aos poucos; estamos esquecidos por nossos administradores; não temos mais o melhor futebol da região e agora, por último, nossa educação, que sempre foi motivo de orgulho, se mostra em decadência.
    Todos os temas citados acima (Cultura, Esporte, Política e Educação) têm correlação. Portanto, a falta desse ou daquele prejudica o outro.
    Nós, cidadãos Santa-ritenses, não podemos nós abatermos e devemos darmos a volta por cima de mais essa situação.
    Tenham a certeza que nós, universitários, citados por Luciene, estamos lutando para que nossas conquistas sirvam para enaltecer o nome da nossa comunidade.
    Cabe aos nossos professores alunos e pais se empenhem para alterar, pra melhor, esses dados. Cabe também, aos nossos governantes, dar mais incentivos naquilo que caminha paralelamente com a educação (já mencionados).
    Espero voltar aqui em 2012, nessa mesma época, para falar da nossa evolução nesses dados.

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  4. Não temos que dar destaque as falhas e sim ver o que de bom realmente é desenvolvido na escola e vem dando certo pra poder continuarmos trabalhando pra voltarmos ao nivel que a escola de Santa Rita sempre teve. Mas vale salientar que de 15 a 20 alunos que cursam o 3º ano na escola e presta o ENEM todo ano pelo menos 1 consegue Bolsa, seja integral e parcial, o que em proporção é um percentual altissimo. Então acredito eu que de uma forma ou de outra a ESCOLA ESTADUAL ZÉ DE CALU ainda tem sobressai entre as escolas do municipio.
    Ai pergunto a vocês: Porque que sempre que sai uma reportagem citando alguma coisa do vale nos jornais de grande destaque de Minas ou do Brasil so mostra um dos lados da moeda??

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  5. culpa da emigração? muito mais fácil atribuir a culpa a ela. Pq não dizer do descaso com que é tratada a escola? Como dizer falar de biblioteca de qualidade, internet com 15 computadores a disposição, se temos um Pai Inácio, onde pelo menos 20 por cento do corpo discente da Escola não tem sequer energia elétrica e água tratada? A culpa, se é que podemos definir assim, é de cada um de nós, professores, funcionários, pais, representantes do poder público. Difícil de encarar essa realidade, mas talvez assim, todos acordam e contribuem para mudar o quadro. E NÃO ENTENDO: PQ ISSO CHOCOU TANTO? Pra mim, infelizmente, não é nenhuma novidade, só uma constatação.

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  6. fiquei surpressa com o resultado diante dos resultados apresentados pela nossa escola na (avaliações internas). Concordo com o amigo GUI, mostrar so um lado da moeda mesmo que devemos encarar a realidade seria interessante se de imediato fossem apresentadas metodologias para reverter a situação. Agora ficar tentando achar ou apontando culpados é que nao pode acontecer, EDUCAção nao se restringe a ALUNO <PROFESSOR <ESCOLA ou seja educação é uam sociedade como um todo...e que partindo deste pressuposto possamos mudar este resultado... continuo acreditando na educação da nossa escola como sendo uma das melhores ....

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  7. Olá pessoal!
    Como meu comentário ficou grande, vou dividi-lo em partes.
    Como ex-aluno dessa escola senti-me no direito, e talvez também, na obrigação de fazer alguns comentários. Antes de comentar o atual resultado do ENEM, gostaria de colocar algumas situações que vivi em relação a alunos vindos dessa escola. Quando fui professor no Colégio Tiradentes, em Diamantina, tive o prazer de trabalhar com vários alunos, da E.E. Zé de Calu, e de outras localidades do município de Chapada do Norte, estes, não apenas se destacavam entre os alunos da região, mas também entre os alunos de Diamantina, conhecida pela excelência na educação que oferecia. Da E.E Zé de Calu saíram alunos que se destacaram na escola secundária, na graduação, no mestrado e no doutorado. Esses ex-alunos não hesitam em atribuir à educação que tiveram em Santa Rita o êxito que alcançaram em suas vidas profissionais. Muitos deles ocupam posição de destaque na vida acadêmica, desenvolvem pesquisa científica ou são profissionais reconhecidos por sua competência técnica. Dessa forma a nossa escola não deve ser desmerecida por causa do fato ENEM 2011. (...)

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  8. (...) Entretanto, esse resultado vem sim nos alertar para uma coisa importante. Que educação é coisa séria, que envolve esforços da escola, da família, do poder público e que o tal “interesse” que os alunos não possuem pelos estudos não se constrói da noite pro dia. Estamos perdendo valores culturais importantes, estamos perdendo tradição, estamos deixando de lado o que nos fazia diferentes. Nenhum aluno aprende a estudar no terceiro ano do Ensino Médio. Esse hábito deve ser desenvolvido desde criança, e cabe aos pais e aos professores criar os ambientes necessários para que ele se desenvolva. (...)

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  9. (...) Com relação ao poder público, a situação de Chapada do Norte é preocupante. Eu ainda não tenho certeza se falta competência ou vontade, ou se o estado de abandono em que vivemos é a somatória dos dois. Mesmo em um período em que os investimentos do estado e da união em projetos municipais alcançam patamares nunca antes atingidos, os avanços em nosso município são incipientes. O que presenciamos é a velha política de favorecimento pessoal, de desmandos e de descaso, políticos hipócritas andando pelas ruas como se estivessem acima de qualquer coisa, preocupados apenas com sua arrogância enquanto os “pobres” vivem a toda sorte. É interessante ver as pessoas falando em resultado, citando a migração sazonal como vilã da história, falando da pobreza e do trabalho. Ninguém morre por trabalhar, ou tem resultados ruins porque trabalhar. Muitos dos melhores alunos trabalham e estudam. O que diferencia é a vontade, que foi construída ao longo da vida escolar. Isso se faz mostrando aos alunos, desde pequenos, que a escola é um lugar importante. Ninguém disse nessa conversa que a escola do Pai Inácio, onde várias crianças se iniciam na educação, ficou anos sem eletricidade porque não foi paga a conta de energia. É a prefeitura dizendo que a responsabilidade é do estado por um lado, e por outro o estado dizendo que o prédio é da prefeitura, e no meio desse jogo de empurra da responsabilidade as crianças ficam sem eletricidade. Ora, discutam a responsabilidade meus senhores, mas não abandonem crianças em fase inicial de formação, pois no futuro elas serão os jovens que fracassarão no ENEM. Se alguém tem curiosidade passe na escola, olhe o buraco que os alunos usavam como banheiro sanitário até o final do ano passado, olhem as telhas caindo sobre as cadeiras, converse com os professores, sobre como eles arrumavam água para beber e para fazer merenda para os alunos, vejam se existe comprometimento do poder público local com a educação. Com muita sorte os professores conseguem chegar ao local de trabalho, tão precárias são as condições de nossas estradas. Esse estado de coisa, de má administração pública não se reflete apenas na educação. Temos sérios problemas na saúde (alguém já precisou de um médico em Chapada do Norte depois de duas horas da tarde?), temos problemas sérios de esperte, lazer e cultura, temos problemas sérios para nos deslocarmos dentro do nosso município (alguém já tentou sair de casa em um dia de chuva?). O que mais me entristece é perceber que nos acostumamos com este estado de coisas, que não questionamos e que sempre elegemos as mesmas pessoas, as mesmas famílias para tomar conta do nosso município. Ainda elegemos as pessoas pela sua capacidade financeira e não pela sua competência ou pelo envolvimento com as coisas do município. (...)

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  10. (...) Não se constrói um país sem educação, dizem os políticos, mas quanto se investe em educação nesse país? Não por menos que temos um “palhaço” como o deputado mais bem votado do país!

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  11. Meu caro amigo Aécio,

    Sinto-me na obrigação de responder os seus comentários em relação a atual administração pública municipal de Chapada do Norte, pois dela faço parte desde de janeiro de 2005. Por conhecermos todo o município de Chapada do Norte temos a consciência de que muito ainda precisa ser feito para atender o nosso povo, mas é muito mesmo. Mas temos a convicção de que de 2005 pra cá muitas coisas foram feitas no município, incomparável com administrações anteriores. Em relação aos outros municípios da região não ficamos nada atrás deles na questão captação de recursos através de projetos, pelo contrário, Chapada do Norte é um dos municípios que mais recursos conseguiu junto ao Governo de Minas.
    Vou citar alguns projetos que me vem à cabeça para que V.Sª tenha noção do que estou falando:

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  12. Infra-estrutura: Calçamento do Bairro Céu Azul, Bica e de quase todas as ruas do município, incluindo os distritos; Construção da Ponte de Santa Rita; Revitalização da Praça da Matriz; Construção da Praça nascente na Bica; Reabertura das estradas que liga os distritos a sede; Abertura de mais de 150 KM de estradas vicinais; Implantação de vários mata-burros; implantação de vários manilhamentos de estradas; etc.
    Educação: Construção da Escola Municipal Nívea de Oliveira; Construção da Escola do Pai Inácio; Reforma da Escola dos Ferreiras; Reforma da escola da Moça Santa; Construção da escola dos Piteiras; Construção da Creche do Granjas do Norte; Construção da Creche do Buracão; Construção da Creche dos Piteiras; Construção da Creche da Vargem do Setúbal; Construção da Creche do Céu Azul; Dobrou o numero de rotas do transporte escolar; triplicou as matrículas de Jovens e Adultos; triplicou as matrículas de educação infantil; Implantou creches em quase todas as comunidades; etc...
    Saúde: Construção da UBS de Santa Rita; Construção da UBS de Granjas do Norte; Construção da UBS de Batieiro; Construção da UBS de Boa Vista; Construção da UBS tipo II na Bica; Construção de Minipostos de saúde em

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  13. várias comunidades; aquisição do Odontomóvel que leva atendimento dentário gratuito às comunidades distantes; implantação da Casa de Apoio a Saúde em Belo Horizonte; Carro diariamente para Diamantina levando pessoas para realizar exames; Carro semanalmente para Belo Horizonte levando pessoas para tratamentos de saúde; aquisição de aparelho de ultrasonografia; implantação de 6 equipes de PSF; aquisição de várias ambulâncias; etc...
    Esporte: Construção da Quadra Poliesportiva em Cuba; Construção da Quadra Poliesportiva em Alves; Quadra Poliesportiva na Bica; Quadra Poliesportiva em Moça Santa; Quadra Poliesportiva em Ferreiras; Quadra Poliesportiva em Piteiras; Quadra Poliesportiva de Boa Vista; Campo dos Piteiras; Campo do Córrego das Almas; Campo de Canoas; Campo da vargem do Setúbal; iluminação do campo da Cachoeira; reconstrução do campo de Boa Vista; Campo da Água Limpa; Campo de Poções; Campo de São João Marques; Implantação do Programa Segundo Tempo; Implantação do Programa Minas Olímpica; Implantação da Escolinha de Futebol do América; Construção do Ginásio Poliesportivo da Sede; Iluminação do Estádio Durval Queiroga Pinto; Construção de vestiários no Estádio Municipal; Fechamento do Estádio; Construção de arquibancadas no estádio municipal; etc...
    Agricultura: Aquisição de tratores agrícolas; aquisição de uma Pá Carregadeira para construção de pequenas barraginhas; construção de barragens comunitárias em: Manoel José, Água Limpa; Samambaia; Misericórdia; Água Suja; Cinco Paus, Ribeirãozinho; reestruturação da feira municipal; parceria com o Banco do Nordeste para liberação de crédito no Programa Agroamigo; regularização das terras do município em parceria com o ITER (mais de 1500 títulos já foram entregues); abastecimento de água em várias comunidades rurais (mais de 1 milhão de metros de tubo de distribuição de água); perfuração de vários poços artesianos; etc...
    Cultura: restauração da Igreja de Nossa Senhora do Rosário; Restauração da Igreja da Matriz; Implantação de Banda de Música em Chapada do Norte, Santa Rita e agora Boa Vista; Apoio aos grupos folclóricos; Patrocínio às principais festas do município; realização de cursos de artesanatos; etc...
    Acredito que isso não foi pouco para seis anos e meio de governo e ainda tenho certeza que não escrevi tudo o que foi feito.

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  14. Não poderia ficar sem deixar o meu comentário, diante da repercussão a que se encontra o assunto (Rendimento,ENEM).Pois bem, concordo plenamente com o amigo AÉCIO, o tema em questão trata-se da EDUCAÇÃO, embora sabemos que juntamente á ela outras questões estam diretamente correlacionadas.Questões estas,mencionadas pelo referido amigo,(ESCOLA x PODER PÚBLICO x FAMÍLIA).Orgulho-me muito de ter feito parte do corpo discente da E.E.ZÉ DE CALU,e como MUITOS, fiz valer o nome desta.Pois foi através da excelente formação na minha Educação que pude obter um excelente rendimento no ENEM,sendo assim contemplada com uma bolsa do PROUNI.E hoje mais do que nunca reconheço quão grande e valiosa a educação que tive em Santa Rita.Dessa forma a nossa escola não deve ser desmerecida por causa do fato ENEM 2010.É preciso sim, apontar estrátégias para melhorias na EDUCAÇÃO, e isso se dá por meio de parcerias.Que possamos em 2011, mudar este resultado embora acredito não ser condizente com proposta educacional da nossa escola,que para mim é uma das melhores.

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  15. Galera acho que os comentários tecidos diante da repercussão do caso ta tomando outro rumo, o da politicagem partidária que de uma forma ou de outra atrapalha e muito ou até mesmo trava o progresso do município ou do país. Não cabe ao qualquer cidadão aqui ficar apontandando culpados. Cada um tem sua parcela de culpa. A propósito cabe a cada um que se sente atingido pela reportagem postada no Portal G1 (e bem fez nosso amigo Tim postar no seu blog pra conhecimento de todos) procurar soluções. Muitos podem achar que to aqui é defendendo a atual administração, mas não (pensem como quiser, pois vivemos num país democrático), mas o problema num vem de agora não vem de muito tempo e num adianta usar do mal resultado obtido no Enem para atacar a administração municipal não, pois da a entender que estão usando do resultado pra fazer campanha eleitoral. Concordo com vocês que de uma forma ou de outra a administração deixou a desejar, mas se comparar com as administrações anteriores muita coisa foi feita e tem muito se fazer. Pra obter resultados não tem que adotar a política partidária e sim políticas sociais, pois é através dela que podemos melhorar o município, o estado, o país até mesmo o mundo.

    A crise na educação num é um fato isolado de Santa Rita ou do Município de Chapada do Norte não e sim um problema Grave do país. Prova disso é a greve na educação em Minas que já dura 101 dias.

    Repito muita gente vai achar que to aqui puxando saco de Tim ou da administração atual, mas pensem como quiserem, pois um dos princípios da democracia é “LIBERDADE DE EXPRESSÃO" e como dizia um famoso filosofo Grego:
    "POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA PALAVRA QUE VOCÊ DIGA, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE DIZÊ-LA."

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  16. Caro amigo TIM,
    Primeiramente, que se desfaça algum mal entendido relativo ao meu comentário caso você tenha tomado como algo pessoal. Eu não creio que você seja responsável único pelo que acontece em nosso povoado, tenho inclusive uma admiração particular pela sua pessoa, embora descorde duramente de sua argumentação. Eu agradeço você pela resposta direcionada a mim, embora meus comentários tenham sido direcionados a um estado de coisas e não especificamente a você. Mas o objetivo é esse mesmo, fico feliz que o debate tenha se instaurado e acho que esse é o caminho para juntos descobrimos o que podemos fazer para mudar a situação atual em que se encontra nossa educação e outras questões em nosso município. O meu objetivo é contribuir como cidadão e como educador.
    Minha decisão de comentar o fato ENEM 201O (corrigir texto anterior onde eu disse ENEM 2011, que ainda não aconteceu) está diretamente relacionada ao compromisso que tenho com a minha profissão, haja vista que nesse campo tenho investido todos os meus esforços a mais de quinze anos. Nessa trajetória tive a oportunidade de formar alunos e professores nas mais diversas regiões do estado (muitos dos quais atuam no Município de Chapada do Norte). Como professor atuei em diversas cidades, de Conceição do Mato Dentro na Serra do Cipó a Padre Paraíso no Médio Jequitinhonha e atualmente no Norte de Minas. Sei sim que a situação é difícil, que tem mais coisas a serem feitas que recursos para fazê-las, mas sem ficar fazendo comparações, me preocupo sim e critico o desenvolvimento de Chapada do Norte. E quando falo isso não estou falando da atual administração não, estou falando de anos e anos de atraso e abandono que não consigo deixar de dizer, é culpa sim de má administração e gerenciamento de dinheiro público. Mas vamos deixar essa questão de lado (só por um tempo), pois é uma questão complexa, antes de entrar no mérito da administração municipal, gostaria de esclarecer o porquê de eu relacionar o resultado do ENEM e consequentemente a questão educacional com a esfera administrativa do município. (>>>)

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  17. (>>>) Pois bem, tivemos um resultado ruim, isso é um fato. Mas a que esse fato está atrelado? Nós não podemos ler dados estatísticos de forma ingênua. Isso meu caro amigo, a matemática nos ensina. Devemos ter cuidado com o que a mídia divulga, pois o fato de destaque “pior nota” foi tomado como referência para estampar nas manchetes um fato chamativo para os leitores. Mas vejamos o fato principal – em minha opinião – que é a questão educação no município de Chapada do Norte. Para que você tenha uma idéia, as notas em nossas escolas participantes do ENEM 2010 variam entre 4,7 e 5,3. Em termos estatísticos essa diferença pode não representar muita coisa, estão no mesmo patamar. Não desmerecendo os alunos da escola Olídia Lemos de Oliveira, que obtiveram a melhor pontuação em todos os quesitos, isso só demonstra que a nossa educação anda mal. Logicamente isso não é uma realidade de Chapada do Norte, é uma realidade brasileira, como foi discutido em todos os veículos de comunicação. Digo mais, dentro desse contexto a E.E Zé de Calu não tem motivos para se sentir envergonhada nem os seus alunos e profissionais desmotivados, são apenas vítimas de uma triste realidade, qual seja, o descaso do poder público com a educação. Para termos uma idéia de como os números podem enganar, se lidos isoladamente, vamos dar uma olhada mais apurada nos dados. Vou fazer uma ligeira comparação entre os dados da escola da sede do município e a nossa, mas você pode ver todas as escolas em http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemMediasEscola/. (>>>)

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  18. (>>>) Vejamos: A Escola Estadual Monsenhor Mendes teve 71% de participação contra 89% de participação da Escola Estadual Zé de Calu. Os resultados foram os seguintes: Linguagens e Códigos – Monsenhor 465,86; Zé de Calu 469,46; Matemática – Monsenhor 459,16; Zé de Calu 478,03; Ciências Humanas – Monsenhor Mendes 482,18; Zé de Calu 510,49; Ciências da Natureza – Monsenhor Mendes 453,73; Zé de Calu 435,59; Média Objetiva – Monsenhor Mendes 465,23; Zé de Calu 473,39. Note então que a E.E. Zé de Calu, de acordo com essa estatística foi melhor que a E.E. Monsenhor Mendes em todos os quesitos exceto em Redação – Monsenhor Mendes 569,61; Zé de Calu 472,06. Devemos considerar ainda que tivemos uma participação de 89% de nossos alunos, contra apenas 71% de participação na Escola da sede. A fórmula usada para se chegar ao resultado final é (media objetiva + media redação) dividido por 2. Com isso se chega ao resultado final Monsenhor Mendes (465,23 +569,61)/2= 517,42 enquanto a E.E. Zé de Calu (473,39+472,06)/2 = 472,72. Observe que no site oficial a nota da E.E. Monsenhor Mendes figura como 516,91 o que está errado. (>>>)

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  19. (>>>) Ora, mas o que pretendo com essa discussão toda? Primeiro é mostrar que nenhuma das escolas do nosso município tem motivos para comemorar. É claro, quero também contribuir, com essa análise, para diminuir o fardo que deve estar sendo para nossos funcionários e alunos da Zé de Calu, fazendo uma leitura mais fina dos dados. Hoje, pelo que leio dos dados não existem diferenças significativas em nossas escolas, todas precisam colocar como meta melhorar o desempenho dos alunos com urgência. Isso demanda esforços de toda natureza. Eu conheço os profissionais que trabalham em nossa escola, conheço o comprometimento de todos com a educação, conheço o esforço que fazem para consegui qualificação profissional às suas próprias custas. Conheço porque trabalhei nessa escola, porque estudei nessa escola e porque formei professores que trabalham nessa escola. Sei que todos devem estar tristes, não é para menos, mas sei também que podemos mudar esse estado de coisa e para isso precisamos de comprometimento de instâncias que vão para além dos muros que limitam o espaço escolar. E é exatamente para falar desse assunto que vou abrir um novo comentário, abordando inclusive os dados que você apresenta como realizações da atual administração. Esse é um assunto sério que merece sim ser debatido, principalmente porque a participação da nossa comunidade nas decisões que são tomadas em nosso município é ainda muito pequena. Só lembrando que o debate e a transparência são qualidades intrínsecas do administrador público e que admiro esse espaço como oportunidade de participação e contribuição, se assim ele continuar, logicamente. Ressalto que sou cidadão crítico por natureza e acho que isso é fundamental para se construir uma sociedade mais justa e humana. Espero que minhas críticas sejam vistas como intenção de construir um município melhor e que tenhamos fôlego para continuar o debate sem sentimentos de ataque pessoal. Quem tem o poder nas mãos tem também a responsabilidade de usá-lo com sabedoria para o bem coletivo. Como cristão temente a Deus, acho que o maior pecado de um homem é ter a oportunidade de fazer mais pelo seu próximo e não se empenhar arduamente nessa missão. Que Deus a você e a todos os políticos de nosso município para que tenham inteligência e comprometimento para fazer o que dever ser feito, humildade para reconhecer quando não souberam fazer, bondade e abdicação para se entregar à missão que lhes foi confiada, pois poucos são os que têm a oportunidade para fazê-lo e certamente Deus espera isso de vocês.
    Forte abraço para você e todos os seguidores do seu blog e que o debate continue.
    Aécio

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  20. Uma correção, a nota da Escola Monsenhor Mendes em Ciências da Natureza também foi maior que aquela obtida pela Escola Zé de Calu. Mas toda essa comparação de notas é irrelevante, conforme argumentação anterior, o que temos são escolas com baixo rendimento em todo o município, o que não é diferente nas regiões circunvizinhas. Só mesmo para corrigir uma informação que postei.
    Abraços,
    Aécio

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  21. Ter você aqui como seguidor deste humilde espaço só engrandece o nosso blog. Você é sem dúvida alguma um dos melhores educadores deste Estado. Tenho orgulho de tê-lo como amigo, pois é assim que o considero. Fui aluno seu, por muito pouco tempo, mas neste pouco tempo, pude perceber o seu talento e o seu dom de ensinar (isso é algo divino).
    Te conhecendo como eu conheço tenho certeza absoluta que os seus comentários sobre a administração não foi questão pessoal.
    Sobre a reportagem, abri o site naquele dia buscando uma notícia boa, pois me falaram que a noticia era que a nossa escola estava entre as primeiras. Eu buscava aquela notícia boa para estampar aqui com o orgulho que todos sabem que tenho pelo meu lugar e por minha escola. Acho que poderia sim ter modificado o título para evitar o choque tão grande. E olhando na internet nos meios de comunicações a gente percebe várias informações erradas. Hoje mesmo vi no Jornal Hoje em dia Online uma série de informações que não são verdadeiras sobre a escola, sito por exemplo quando eles escrevem que a maioria dos professores não possuem formação superior. E por aí vai.
    Mas faço questão de colocar a sua análise dos dados do Enem 2010 como uma publicação do Blog para dar bastante destaque sobre isso que você colocou. Não que esta análise irá mudar o nosso resultado, mas pelo menos mostra que o problema não é isolado.
    E você tem o meu e-mail, fique a vontade, quando tiver alguma coisa que julgar interessante a publicação é só me enviar no e-mail que teremos o maior prazer para veicular.
    Um grande abraço e fique com Deus você também.

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  22. Este assunto (nota/enem2010) tomou proporções imprevisíveis. Me vejo como umas das pessoas que mais amam nosso povoado, por isso, me encontro na obrigação de fazer algo para reverter a situação em que nos encontramos. Mas como "uma andorinha só não faz verão", queria propor uma reunião com todos da comunidade para podermos expor os nossos muitos problemas e tentarmos encontrar soluções para eles.
    Como já mencionei anteriormente, o acontecido, nada mais é, que um retrato do que anda acontecendo em nosso distrito. Aliado às dificuldades encontradas, faltou um pouco de interesse por parte dos nossos alunos. Além disso, vejo uma população que se prostra a criticar aqueles que tentam fazer algo e não têm propósito algum de se mover para ajudar (visto na organização do campeonato distrital e da festa "disco voador", as quais fiz parte da comissão organizadora nos últimos dois anos).
    Há uma tremenda falta de respeito para com o próximo. Estamos perdendo alguns valores que podem ajudar no desenvolvimento da educação.
    vejam como estamos nos perdendo no tempo:
    *Este ano não tivemos desfile de 7 de setembro.
    *Poucos jovens acompanham a folia de reis, não apenas por farra.
    *Na nossa escola não temos grupos de tetro, gincana educativa, etc. Se vê apenas uma disputa por aquilo que consideram poder.
    Se eu fosse citar tudo que entendo está errado, elaboraria um texto de leitura cansativa. Não estou aqui apenas para criticar, pois propus uma ideia para tentar ajudar (já mencionada acima), Espero que coloquem-na em prática e que haja mais pessoas dispostas a ajudar.

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  23. Concordo plenamente com os comentários do professor Aécio, pessoa de inteligência iquestionável, não é á toa que o mesmo atua em uma das universidades mais bem conceituadas do país.

    A questão é a seguinte, não é só a Zé de Calu que foi mal, todas as escolas de nosso municipio foram péssimas com as nots baixíssimas, o que extremamente preocupante.

    Chapada do Norte precisa levar à sério a educação desde cedo, começando lá na educação infantil, creche e pré escola, anos iniciais do ensino fundamental, é notório que conhecimento não se adquire da noite para o dia, educação se faz a longo prazo.

    Acorda Chapada: "é cedo que começa o dia"

    Mas podemos sim reverter esse quadro, nós educadores, alunos e comunidade escolar, cobrando, empenhando em busca de uma educação de qualidade.

    TIM: GASTAR COM A EDUCAÇÃO É OBRIGAÇÃO, NÃO É FAVOR!!!!

    ABRAÇO QUERIDO!

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  24. não cabe AOS outros que não teen conhecimento da situação que a escola ZÉ DE CALU esta
    passando .JULGAR os alunos e os chama-los de BURROS .. pois todos nós
    não sabemos tudo mas nem por isso FRACASSAMOS sempre .. mas sim quando fracassamos assumimos nosso erro e procuramos
    concerta-los !!

    graças a deus estudo nesta LINDA ESCOLA!! se DEUS me permitir meus FILHOS estudarão nesta escola!!quero que todos
    saibam .. que esta escola . me dá um grande aprendizado .. e TENHO
    ORGULHO de ter passado e está passando pelas mão desses maravilhosos
    professores que nessa escola se situam.. faço questão de citar
    alguns!
    Fátima.Rosângela (Rosinha). Andréia .Cassia. Aurélio,Míriam . Lucelena. Lívia.Sandra.Chirlei, Elisiane.
    Daiana. Lília Machado.Démetrio.Ailton.Iolanda.Neuza.Silviana.Netim.Elizete.Jomaguina.Lucia.
    Léia.Ana Lucia.Angela.Elaine.Luzinete.(naum podemos esquecer da nossa querida Dulce Maria). em fim todos os Professores que passaram ou que
    ainda estão por aqui e os demais
    funcionários da escola estadual ZÉ DE CALÚ... e
    aos diretores que se esforçam ao máximo para manter a escola em um nível ideal para que o aprendizado seja
    regularmente bom !

    Resumindo .. não é porque a escola esta passando por esta situação
    atual que podem chamar a nós ALUNOS de BURROS .. pensem antes de dizer algo para OFENDER esta escola .. pois daí saíram
    muito profissionais excelentes ..!!! esta escola pra mi é um

    ORGULHO!!
    esta éaminha declaração em defesa desta ecola que eu AMO !!

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