QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 24 de setembro de 2011

SECA EM CIDADES DO JEQUITINHONHA AMEAÇA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

Foto Cisterna de Ribeirãozinho - Chapada do Norte/MG

Moradores das regiões abandonam casas e plantações por causa da estiagem.
Lavouras de subsistência são as mais atingidas pelo problema.

Do G1 MG

Mais de cem cidades do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais estão em situação de emergência por causa da seca. O problema faz com que cada vez mais moradores deixem as regiões afetadas com medo que a estiagem reduza a produção de alimentos. Os lavradores abandonam casas e plantações na esperança de encontrar áreas em que tenha água disponível para o consumo. Em alguns locais, não chove há mais de oito meses.

Além da falta de água potável, os moradores da região estão enfrentando a queda na produção de vegetais causada pela diminuição da irrigação. As lavouras de subsistência são as mais afetadas pelo problema. Caminhões-pipa visitam as áreas para abastecer algumas casas, mas a água é destinada apenas às pessoas.

A Defesa Civil Estadual informou que, desde fevereiro, o atendimento às cidades atingidas pela seca foi intensificado. De acordo com o órgão, nos municípios que decretam situação de emergência as ações são realizadas com prioridade. Os moradores das regiões recebem cestas básicas. Além disso, caminhões-pipa visitam as áreas e são realizadas construções de cisternas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.