QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CHAPADA DO NORTE PARTICIPA DO II SEMINÁRIO SOBRE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI


O Prefeito Teco, juntamente com os vereadores Tim de Santa Rita e João de Zé Felicício e do Secretário Municipal de Assistência Social Afonso Amaral, participaram do II Seminário sobre Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri no dia 13/09/2011 na Câmara dos Deputados em Brasília/DF.
O Seminário foi organizado pela Comissão de legislação Participativa da Câmara dos Deputados com a coordenação dos Deputados Ademir Camilo e Leonardo Monteiro.
Várias cidades dos dois Vales estiveram representadas pelos seus prefeitos, vereadores, secretários municipais e outras lideranças.

A Primeira Mesa foi coordenada pelo Deputado Ademir Camilo e teve como tema: Infra-estrutura Logística, Energética, Social e Urbana.  A mesa teve como expositores: Carlos Rogério C. de Lima – representante do DNIT; João Pereira – Prefeito de Itaobim/MG; Fabiany F. G. Figueiredo – Prefeitura de Almenara/MG; Marcelo Perrupato – Ministério dos Transportes; Leonardo Monteiro – Deputado Federal.

A Segunda Mesa foi coordenada pelo deputado Leonardo Monteiro e teve como tema: Desenvolvimento Industrial, Comercial, Turístico e Social. Os expositores da segunda mesa foram: Margarete Gandini – coordenadora-Geral da APL do Ministério de Desenvolvimento Industrial e Comércio Exterior; Adriano Souza santos – Assessor especial do Ministério de Desenvolvimento Agrário; Roberto Grapiuna- Vice Diretor Geral do IDENE/MG; Cacá –  (ex Prefeita de Araçuaí) Representante da SEPPIR.
A terceira mesa teve a coordenação do Deputado Leonardo Monteiro e como Tema: Cultura e Educação. Foi composta por: Gonzaga Medeiros- Presidente do Instituto Vale Mais; Averaldo Martins – Prefeito de Virgem da Lapa; Professor Pedro Ângelo – Reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ; Maria das Dores Pimentel Nogueira – Pro Reitora de Extensão da UFMG; Luiz Cláudio Costa – Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação.

Durante todo o Seminário vários temas ligados aos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foram debatidos, entre estes temas destaque para o asfalto da BR 367 que tomou maior parte dos debates.
Na participação do vereador Tim, ele destacou alguns projetos que deram certos em Chapada do Norte e poderia servir de modelo para o direcionamento do Programa Brasil Sem Miséria, e citou como exemplo o PCPR que é um programa do Governo de Minas em parceria com Associações Comunitárias, falou também sobre os vários jovens da região que estão saindo em busca de uma formação superior principalmente no interior do Estado de São Paulo, destacou que é preciso pensar no retorno destes jovens quando estiverem formados. E ainda cobrou informações sobre a Hidrelétrica de Santa Rita, que é sem dúvida de grande importância para o desenvolvimento da região.
Nas duas participações do prefeito Teco ele pediu uma solução prática em relação a BR 367, que se não vão asfaltar que autorizem a Prefeitura de Chapada do Norte a dar manutenção nos 20 km que estão dentro do município. Pediu menos burocracia nos recursos federais e que os governos revejam o programa de construção de casas populares, uma vez que o mesmo deveria atender, prioritariamente, as famílias residentes na zona rural dos municípios.
No final do seminário uma comissão foi formada para acompanhar o andamento das ações debatidas no seminário.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.