QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 2 de julho de 2011

MORRE ITAMAR FRANCO



O senador e ex-presidente Itamar Franco morreu neste sábado, aos 81 anos, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Ele foi diagnosticado com leucemia e estava internado desde o dia 21 de maio. Na sexta-feira, o estado de saúde do ex- presidente piorou e foi levado para a UTI, com pneumonia grave.

Presidente da República de 1992 a 1994. Itamar Augusto Cautiero Franco nasce a bordo de um navio que faz a rota Salvador-Rio de Janeiro. Órfão de pai, morto de malária antes de seu nascimento, vive uma infância pobre em Juiz de Fora, ajudando a mãe a entregar marmitas. Forma-se em engenharia e eletrotécnica pela Escola de Engenharia de Juiz de Fora em 1945.
Elege-se prefeito da cidade pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em 1966 e 1972 e senador por Minas Gerais em 1974 e 1982. Torna-se vice-presidente da República com a eleição de Fernando Collor de Mello em 1989. Assume a Presidência durante o processo de impeachment e, com a renúncia de Collor, em dezembro de 1992, é efetivado no cargo.
Marca sua administração com o lançamento do Plano Real, que dá início ao processo de estabilização da economia, e deixa o governo com alto índice de aprovação popular. Eleito governador de Minas Gerais em 1998, ganha a fama de político orgulhoso e rancoroso em virtude das decisões que toma, como a decretação da moratória da dívida do estado por 90 dias.
A medida provoca a queda dos títulos brasileiros no exterior e das bolsas de São Paulo, México e Argentina e abala sua relação com o presidente Fernando Henrique Cardoso. No segundo semestre de 1999, contrariado com a disposição do governo federal de privatizar a Furnas Centrais Elétricas, ameaça desviar as águas dos rios que alimentam a usina.
No ano passado Itamar Franco foi eleito Senador da República por Minas Gerais, para um mandato que iria até 2019. A vaga de Itamar Franco será assumida pelo empresário e ex-deputado Zezé Perrella, que é o presidente do Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.