QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 16 de julho de 2011

O VALE DO JEQUITINHONHA E SUAS DELICIOSAS TRADIÇÕES.



A maioria das pessoas que não conhecem o Vale do Jequitinhonha tem como referência nossas carências e necessidades (que não são poucas, é verdade), e desconhece a grande “riqueza” que o nosso povo tem. Nossas manifestações culturais: Folia de Reis, Tambor, Congado e etc..., nosso artesanato: de palha de milho, de Couro, de barro entre vários outros, realmente chama atenção e nos dar a certeza que temos um grande patrimônio.

Esta semana chamou a minha atenção uma tradição antiga da nossa região e que vem se perdendo ao longo do tempo. Fazer “quitanda” no forno à lenha. A ciência de buscar a lenha próximo a casa, o controle absoluto da temperatura do forno sem usar nenhum aparelho, a organização das fôrmas, feitas de latas de óleo, o capricho no “varrer” o assoalho do forno, tampar os suspiros com folhas ou panos; tudo isso faz um simples biscoito ter um valor cultural muito grande.

momento em que o forno é varrido


O Forno no momento em que as fôrmas são colocadas

Nesses fornos são feitos biscoito de goma, broa de fubá, biscoito de doce, pão de sal, pão de doce entre outras quitandas e tudo feito com receita caseira, tradição que passa de mães para filhas.
Dona Santa preparando o forno a lenha

Dona Santa na Comunidade de Ribeirãozinho, a 50 KM de Chapada do Norte, cuida com carinho do forno, preparando algumas quitandas que vão ser levadas para o interior de São Paulo para a festa de casamento de alguém da família que mora lá.

No distrito de Santa Rita do Araçuaí, a 12 KM de Chapada do Norte estão as duas irmãs Eva e Fátima, que não perdem a tradição deixada por sua mãe Rita Etelvina e faz deliciosas quitandas para consumo próprio e para encomendas.
As irmãs fazem questão de compartilhar aquilo que aprendeu, nos passou duas receitas de quitandas e você pode conferir abaixo:

BISCOITO DOCE

1 KG de goma de mandioca
06 ovos caipira
Raspa da casca de 1 limão
250 g de margarina
1 colher e meia de fermento em pó
250 ml de óleo de soja

BISCOITO DE GOMA ESCREVIDO

01 KG de goma
250 ml de banha de porco
12 ovos caipira
50 g de erva doce
01 colher de sal
250 ml de água

O modo de fazer você pode aprender pelo telefone: (33) 37394062.



 
 

3 comentários:

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.