A maioria das pessoas que não conhecem o Vale do Jequitinhonha tem como referência nossas carências e necessidades (que não são poucas, é verdade), e desconhece a grande “riqueza” que o nosso povo tem. Nossas manifestações culturais: Folia de Reis, Tambor, Congado e etc..., nosso artesanato: de palha de milho, de Couro, de barro entre vários outros, realmente chama atenção e nos dar a certeza que temos um grande patrimônio.
Esta semana chamou a minha atenção uma tradição antiga da nossa região e que vem se perdendo ao longo do tempo. Fazer “quitanda” no forno à lenha. A ciência de buscar a lenha próximo a casa, o controle absoluto da temperatura do forno sem usar nenhum aparelho, a organização das fôrmas, feitas de latas de óleo, o capricho no “varrer” o assoalho do forno, tampar os suspiros com folhas ou panos; tudo isso faz um simples biscoito ter um valor cultural muito grande.
momento em que o forno é varrido |
O Forno no momento em que as fôrmas são colocadas |
Nesses fornos são feitos biscoito de goma, broa de fubá, biscoito de doce, pão de sal, pão de doce entre outras quitandas e tudo feito com receita caseira, tradição que passa de mães para filhas.
Dona Santa preparando o forno a lenha |
Dona Santa na Comunidade de Ribeirãozinho, a 50 KM de Chapada do Norte, cuida com carinho do forno, preparando algumas quitandas que vão ser levadas para o interior de São Paulo para a festa de casamento de alguém da família que mora lá.
No distrito de Santa Rita do Araçuaí, a 12 KM de Chapada do Norte estão as duas irmãs Eva e Fátima, que não perdem a tradição deixada por sua mãe Rita Etelvina e faz deliciosas quitandas para consumo próprio e para encomendas.
As irmãs fazem questão de compartilhar aquilo que aprendeu, nos passou duas receitas de quitandas e você pode conferir abaixo:
BISCOITO DOCE
1 KG de goma de mandioca
06 ovos caipira
Raspa da casca de 1 limão
250 g de margarina
1 colher e meia de fermento em pó
250 ml de óleo de soja
BISCOITO DE GOMA ESCREVIDO
01 KG de goma
250 ml de banha de porco
12 ovos caipira
50 g de erva doce
01 colher de sal
250 ml de água
O modo de fazer você pode aprender pelo telefone: (33) 37394062.
QUE MARAVILHA
ResponderExcluirA cultura do vale é rica, bonita, original.
ResponderExcluirAdailton, parabéns pelo blog, ficou muito bonito.
ResponderExcluir