QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

domingo, 3 de julho de 2011

CHAPADA DO NORTE REALIZA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE.



A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Chapada do Norte realizaram neste sábado (02/07/2011) na Escola Municipal Nívea de Oliveira, no Bairro São Geraldo a IV Conferência Municipal de Saúde de Chapada do Norte, com o tema “Participação da Comunidade e Controle Social nas decisões e consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS”. A IV Conferência Municipal de Saúde teve como objetivos:


·         Definir as políticas de saúde para os próximos anos;
·         Avaliar as políticas de saúde pública implantadas pelo município no âmbito da Atenção Primária à Saúde e do Sistema Único de Saúde.
·         Definir estratégias para aprofundar e consolidar a organização do Sistema de Saúde no município;
·         Fortalecer a participação popular e controle social do Sistema Único de Saúde em Chapada do Norte - MG.
Na Conferência foi apresentado por cada responsável por setor, um diagnóstico completo sobre a saúde no município de Chapada do Norte.
O coordenador do Programa de Atenção Primária a Saúde, Dr. Rafael Dumont, falou sobre a Estratégia Saúde da Família, Programa Saúde em Casa e Programa Pacto Pela Vida;
A enfermeira Agda Oliveira falou sobre a distribuição de sulfato ferroso, vitamina A, Programa Saúde na Escola e Olhar Brasil;
O coordenador do Programa de Odontologia da Prefeitura de Chapada do Norte, Dr. Nilton Barbosa falou sobre o Programa Saúde Bucal no Município de Chapada do Norte;
O diretor do Centro de Saúde de Chapada do Norte enfermeiro Gilvânio, falou sobre os serviços do Centro de Saúde e Epidemiologia;
O médico doutor Felipe falou sobre O Médico de Saúde da Família;
A Psicóloga Juliana falou sobre os serviços de saúde mental desenvolvidos pelo município;
O fisioterapeuta Wadson falou sobre os serviços prestados em fisioterapia no município de Chapada do Norte;
A fonoaudióloga Eliane Figueiredo falou sobre os serviços de fonoaudiologia no município;
A médica Fernanda do PSF de São João apresentou a situação da Saúde nas comunidades onde trabalha;
A secretária de Saúde Adriane falou sobre os investimentos realizados pelo município;
A IV Conferência teve a participação da Doutora Jaqueline, representante da Diretoria de Saúde Bucal do Estado de Minas Gerais.

A plenária aprovou várias propostas para a saúde do município, com destaque para a questão do saneamento básico: tratamento de água, tratamento de esgoto e construção de banheiros para as famílias que não possuem.

Na IV Conferência também foram escolhidos os delegados que representarão Chapada do Norte na Conferência Estadual de Saúde:
Professor Ivo de Cachoeira, Dona Lilia de São João, Professora Cidinha Evangelista, Xanda de Boa Vista, Doutora Fernanda, Enfermeiro Gilvânio, Secretária Adriane e Vereador Tim de Santa Rita. Destes oito apenas quatro irão para Belo Horizonte os outros quatro ficarão como suplentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.