QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 9 de julho de 2011

NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS, ATLÉTICO É RECORDISTA DE RODADAS NA ZONA DA DEGOLA.


Um dos times que mais vezes figurou entre os quatro primeiros colocados na história do Campeonato Brasileiro, sendo campeão em 71 e vice em 77, 80 e 99, o Atlético passou a encarar períodos nebulosos desde que a competição adotou a fórmula de pontos corridos. Se antes a equipe se destacava na parte de cima da tabela, de 2003 para cá a rotina é brigar contra o rebaixamento. É do Galo uma marca indesejada: é o time que mais vezes integrou a zona da degola, 77 rodadas.
As cinco equipes que passaram mais rodadas na zona do rebaixamento desde 2003.
Atlético: 77 rodadas
Goiás: 72 rodadas
Fluminense: 63
Botafogo: 63 rodadas
Atlético-PR: 60 rodadas

Em apenas duas edições de Campeonato Brasileiro, das oito que disputou, o Atlético não enfrentou o incômodo grupo da morte: 2003 e 2009.

O primeiro contato alvinegro com a zona de rebaixamento foi na sexta rodada do campeonato de 2004. O time ainda lutaria em outras nove rodadas para sair do sufoco: 9ª, 13ª, 17ª, 34ª, 36ª, 40ª, 43ª e 44ª.

Em 2005, o sofrimento se repetiu e o time não teve forças para afastar o "fantasma". O Atlético entrou no grupo dos quatro últimos na sexta rodada e de lá não saiu mais - foram 37 rodadas seguidas. A queda à Segunda Divisão manchou a história centenária do clube.

De volta à elite em 2007, o namoro com a zona de rebaixamento teve seus momentos mais intensos em três rodadas: 11ª, 13ª e 28ª. No ano seguinte, o time seguiu rondando a parte de baixo da tabela, mas apenas uma vez figurou no temido grupo, na 14ª rodada.

Depois de boa campanha em 2009, quando a decepção ficou por conta da queda de rendimento na reta final, o tormento voltou no ano passado. Foram 25 rodadas entre os ameaçados de descenso: 6ª e 7ª; da 10ª à 30ª; 32ª e 33ª. O perigo só foi afastado definitivamente na penúltima rodada.

Este ano, a euforia das vitórias nas duas primeiras rodadas logo deu lugar ao desespero dos seis jogos sem vencer, que levaram o Atlético novamente a essa colocação que tira o sono da torcida. Inconformados, torcedores fizeram, na quinta-feira, forte protesto no desembarque da delegação vinda de Fortaleza, onde o time perdeu por 3 a 0 para o Ceará, na terceira derrota consecutiva por placar elástico no Brasileirão - fora derrotado por 4 a 1 pelo Flamengo e por 4 a 0 pelo Internacional


Fonte: Superesporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.