QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

PAVIMENTAÇÃO DA BR-367 ESTÁ LONGE DE SAIR DO PAPEL


Tema é uma constante em discursos de presidentes que passaram pelo Vale do Jequitinhonha
Uma promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado e renovada este ano aos moradores dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode continuar sem sair do papel. Em 2010, então presidente da República, Lula, em visita a Araçuaí, garantiu que a BR-367, de extrema importância para a região, seria asfaltada.
Em agosto deste ano, ao voltar à cidade, afirmou que as obras fariam parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2012. Há duas semanas, porém, durante encontro organizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM), um dos supervisores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a obra continua na estaca zero e será preciso, no mínimo, mais dois anos para que o cenário de poeira e buracos pela estrada que atravessa a região mais pobre do estado comece a mudar.
O anúncio de que não existe nem mesmo um projeto básico para a pavimentação surpreendeu prefeitos e lideranças locais que há vários anos tentam a liberação de recursos para mais de 100 quilômetros da rodovia federal.
A expectativa era de que as verbas para as obras começassem a ser liberadas no ano que vem para os trechos entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa e de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa.
“Nunca conseguimos um retorno sobre essa obra e já passou da hora de os prefeitos e moradores receberem alguma resposta. Além de ser importante para o comércio da região, aumentaria a qualidade de vida das pessoas que moram ao longo da estrada. Vamos agora tentar uma nova mobilização política para continuar cobrando os recursos”, avisa o prefeito de Virgem da Lapa, Averaldo Moreira Martins (PT).
“Não sabemos nem onde mais pedir apoio, já que até o ex-presidente chegou a defender a obra. No mês passado, o prefeito de Virgem da Lapa esteve em Brasília e foi informado que um novo projeto seria apresentado em breve, mas nada se concretizou. Vamos tentar agora conseguir apoio dos deputados estaduais e federais da região para marcar uma audiência com o Dnit em Brasília e tentar chamar a atenção para que a obra entre no orçamento”, disse o prefeito de Jequitinhonha, Roberto Botelho (PSDB).
A pressão dos prefeitos é antiga, mas aumentou depois da promessa feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado durante a inauguração do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM).
Em agosto, quando retornou à região para acompanhar a formatura da primeira turma do instituto, Lula foi cobrado por moradores e pela imprensa local sobre as obras na rodovia e avisou que o governo federal deverá incluir a pavimentação da BR-367 no PAC. No entanto, nenhum detalhe sobre a obra foi apresentado.

A última ação do governo na via foi acompanhada pelos moradores no início da década de 1990, há 20 anos, quando um trecho de seis quilômetros começou a ser asfaltado, mas a obra não foi adiante e o trecho não recebeu qualquer manutenção ou reforma desde então, ficando em estado parecido com o restante da estrada de terra.
O Dnit não soube explicar os motivos que levaram ao cancelamento do convênio e informou que a obra ainda não está nos planos para os próximos anos e seria preciso um novo projeto para o edital de asfaltamento da estrada.
Você se lembra?
"Ninguém precisa acreditar em fantasia e promessa de última hora. Quem sabe faz, quem não faz promete"
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, em 19 de janeiro de 2010, durante visita a Araçuaí, ao anunciar que já estava autorizada a abertura da licitação para a pavimentação da BR-367.
Fonte: Marcelo da Fonseca-Jornal Estado de Minas 10/10/2011
Disponível também no Blog do Banu e no Blog do Jequi.

2 comentários:

  1. Amigo Tim, fique a vontade para deletar se preciso
    Quem sofre é quem vive o dia a dia do seu problema.
    Ficamos aqui divulgando noticias do descaso do governo federal sobre a situação atual dessa rodovia e vemos que nada acontece. Somos testemunhas da preocupação dos prefeitos de saírem dos seus domicílios e irem a Brasília a procura de respostas para tanto descaso. Durante a festa do Rosário realizada em Chapada do Norte os prefeitos Teco de Chapada e Lázaro de Berilo, tiveram de unir forças para patrolar a estrada que liga os dois municípios, evitando que tantos camelôs e admiradores da festa ficassem com seus veículos atolados neste caminho, (não podemos chamar isso de BR federal). O que esse povo de Brasília não sabe é que a Prefeitura de Chapada passa todo o período da seca distribuindo água para moradores da zona rural, escolas estaduais e municipais, e o pior, sempre tem que deslocar um caminhão pipa ou uma reto escavadeira que atende essas comunidades, para socorrer motoristas nessa BR. O esforço que o prefeito faz acaba deixando alguma família insatisfeita e ninguém de Brasília assume nada.
    Gostaria de deixar uma pergunta a quem contratou uma empresa que segundo informações, estaria dando manutenção a essa BR e outro trecho que liga Virgem da Lapa a Ijicatu. (Buriti) O valor pago a essa empresa não seria mais viável se fosse usado no término do asfalto que liga Chapada a Minas Novas? O que ocorreu durante quatro anos é que não vimos nada conservado, pelo contrário, novos buracos foram criados, quebra constante de pontes (se aquilo pode ser chamado de ponte) veículos sendo rebocados quase todos os dias. O que essa empresa fazia era tirar terra dos barrancos e jogar na estrada; poucos foram os trechos que jogaram cascalho.
    Se o Brasil tem tantos recursos para construção de estádios de futebol e bancar copa do mundo, olimpíadas, por que não termina esse trecho de +- 100 km? Será que essa gente não sabe que terminando essa obra, nossos jovens teria mais oportunidades por aqui, ao invés de ir para o corte de cana em São Paulo? Garanto que muitos empresários investiriam por aqui.
    Vou levantar uma questão aqui e gostaria que ficassem a vontade para criticar ou pensar se não tem algo de podre nisso. Será que não existe um esquema onde os usineiros impedem o término desse asfalto? Será que o valor da mão de obra que eles pagam a essa gente não é mais conveniente para eles? É bom que todos saibam que os maiores proprietários de usinas de açúcar de São Paulo são pessoas ligadas ao governo federal e outros ligados ao governo paulista. O que vai acontecer é que, quando eles não precisarem mais da mão de obra barata, vai haver uma superlotação de pessoas nas pequenas cidades do Vale do Jequitinhonha e quero ver quem vai assistir essa gente.
    Senhores deputados federais, senadores e presidenta Dilma Russef, por caridade, já que vocês se sentem impotentes para assumir o que é de responsabilidade de vocês, repassem toda a verba destinada às obras do asfaltamento dessa BR às prefeituras, que aqui no Vale do Jequitinhonha tem gente séria e capaz de fazer aquilo que vocês fazem tanto descaso. Chega de vir buscar nossos votos e depois esquecerem que aqui vivem pessoas de muito maior credibilidade que muitos de vocês. Falta é construírem por aqui uma penitenciária de segurança máxima (como se existisse alguma no Brasil) aqui no vale (vamos aceitar) ou um depósito de lixo atômico.
    Deputado Gilmar Machado, saia do conforto de Brasília e venha até Virgem da Lapa, Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas agradecer ao povo, os votos que o senhor teve aqui. Convide os companheiros Lula e Dilma também para virem cumprir tudo aquilo que vocês prometeram durante a campanha eleitoral.
    Caso não queira repassar a verba às prefeituras, devolva a BR 367 ao estado, duvido que esse projeto não se realize.
    Deixo também um pedido aos poetas, compositores e cantores do Vale: Vamos parar de usar nossa desgraça para ganhar dinheiro e entre também nessa briga.

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  2. Quem acredita em papai noel e coelhinho da pascoa, pode acreditar que um dia essa BR 367 vai ser enfim pavimentada. A melhor maneira de ver esse trecho pavimentado é devolvendo o mesmo para o estado, talvez assim o governador ANASTASIA inclua o trecho no programa CAMINHOS DE MINAS.

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