QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 13 de outubro de 2012

FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE CHAPADA DO NORTE - 190 ANOS




As pessoas que visitam Chapada do Norte, no médio Jequitinhonha, em dias comuns, não imaginam que, no segundo domingo do mês de outubro, o pacato município, constituído por ruas singelas e calmas, transforma-se em uma grande apoteose. A cidade, distante 522 Km da capital Belo Horizonte e localizada às margens do Rio Capivari, vive, nesse período, a materialização da fé, um momento de devoção e de alegria. É a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, que reúne milhares de pessoas vindas dos mais distantes rincões do estado e do país para saudar a Virgem do Rosário. São pessoas comuns, devotos, Mascates, moradores da cidade e da região, turistas e tantos outros que se veem atraídos pela movimentação local.
A Festa é o momento da fé, da religiosidade, da comunhão, do divertimento e da alegria, é também o momento do reencontro dos que moram longe, em outras cidades e estados, e que voltam à Chapada, justamente nesse período, para encontrar parentes e amigos.
Toda essa mobilização resulta na Festa de Nossa Senhora do Rosário de Chapada do Norte que, da quinta_feira do Angu até a Missa da Posse, na segunda-feira seguinte,  movimenta o Vale do Jequitinhonha. Contudo, os preparativos para a celebração acontecem muitos meses antes, em praticamente todo o ano se vive a Festa.
Apesar de distante e isolada, a cidade de Chapada do Norte e os festejos de Nossa Senhora do Rosário chamaram a atenção de diversos estudiosos desde a década de 1980. Nos últimos anos, a Festa tornou-se objeto de estudo do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) que instaurou o processo de registro, com o intuito de compreender, reconhecer e difundi-la como bem cultural mineiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.