QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

terça-feira, 6 de agosto de 2013

CHAPADA DO NORTE SENSIBILIZADA NO COMBATE A DENGUE





A equipe de mobilização contra a dengue da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) estará em Chapada do Norte, entre os dias 08 e 12 de agosto, para promover ações de enfrentamento e combate à doença.  As atividades terão a participação de toda a população, além de instituições e pessoas ligadas aos três setores da comunidade local.
No dia 08, quinta-feira, acontecerá a reunião intersetorial, importante encontro para estabelecer metas e parcerias para campanha. A ação será de 14h às 16h na Casa de Cultura Corina Badaró com a presença de representantes do município, Estado, comércio e sociedade civil organizada. Já no dia 09, sexta-feira, haverá a capacitação de multiplicadores sociais, que irá tratar da disseminação da informação sobre a Dengue, contribuindo para a continuidade da campanha no município.
Ainda no mesmo dia, na Praça da Matriz, a população poderá trocar objetos que acumulam água (como garrafas PET, pneus e latinhas) por material escolar, através do Dengue Móvel. A ação será realizada de 09h às 15h.
Segundo Vicente Honorato, coordenador de Epidemiologia da Secretaria de Saúde Regional Diamantina (SRS), a participação da população neste processo é essencial para diminuir o foco do mosquito transmissor. “É importante que a população tenha consciência de que ela é o objeto e o agente da ação. Só com a união de todos que conseguiremos obter sucesso”, revelou.

TRADIÇÕES CULTURAIS
Localizada no Alto Jequitinhonha, a 522km de Belo Horizonte, Chapada do Norte possui uma rica bagagem cultural, adquirida desde o século XVIII, que se preserva até hoje em seus quilombos e tradições locais.
Com essa diversificação cultural, o evento Minha Cidade Sem Dengue contará com a participação de variados grupos locais sob a temática da dengue que, certamente resultará em uma grande atração nesta campanha de combate à doença. A ação está marcada para o dia 10, sábado, de 09h às 15h, na praça da Matriz. A entrada é franca.
Haverá apresentação de dança com os grupos Congado da Misericórdia, Roda Caboclo do Surubin e Curiango de Moça Santa, além de peça teatral com o Grupo Curutuba. Oficinas também vão entreter o público como a de reaproveitamento de pneus e de pintura facial.

“Esperamos que com essas ações a população conscientize da gravidade e saiba que a responsabilidade de combater a dengue não é somente dos governantes, mas de toda a comunidade”, concluiu o coordenador de epidemiologia da SRS Diamantina, Vicente Honorato.

PROGRAMAÇÃO – PRINCIPAIS ATIVIDADES

Evento: Reunião Intersetorial
Local: Casa de Cultura Corina Badaró
Data: Quinta-feira, 08/08
Horário: 14h às 16h

Evento: Dengue Móvel
Local: Praça da Matriz
Data: Sexta-feira, 09/08
Horário: 09h às 15h

Evento: Capacitação de Multiplicadores Sociais
Local: Casa de Cultura Corina Badaró
Data: Sexta-feira, 09/08
Horário: 14h às 16h

Evento: Minha Cidade sem Dengue
Local: Praça da Matriz
Data: Sábado, 10/08
Horário: 09h às 15h


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.