QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sexta-feira, 22 de março de 2013

CURSOS TÉCNICOS EM CHAPADA DO NORTE – INSCRIÇÕES ABERTAS


 
 
Se você tem interesse em participar de algum dos cursos oferecidos, faça agora mesmo a sua inscrição, clicando no link abaixo:

A Prefeitura Municipal de Chapada, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas, estão trazendo para o Município de Chapada do Norte cursos técnicos de nível médio na modalidade de Educação a Distância, com aulas presenciais uma vez por semana no horário da noite.

Aqueles que já concluíram o ensino médio podem se inscrever para os cursos. Também podem se inscrever alunos que estejam frequentando o ensino médio a partir do 2º ano.

Os cursos são oferecidos de maneira gratuita e serão iniciados no início do mês de abril, com duração de dois anos.

Para este semestre foram priorizados os cursos de TÉCNICO EM AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, aberto para o público e os cursos de TÉCNICO EM MULTIMEIOS DIDÁTICOS E TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR, ambos para pessoas que são funcionários públicos, estadual, municipal ou federal.

Maiores informações na Secretaria Municipal de Educação de Chapada do Norte pelo telefone: (33) 88512265 ou pelo e-mail: educacao@chapadadonorte.mg.gov.br.

 

 

quarta-feira, 20 de março de 2013

ATLÉTICO CONTRATA VOLANTE JOSUÉ




Fonte: Portal Uai

O site oficial do clube alemão Wolfsburg anunciou nesta quarta-feira a transferência do volante Josué para o Atlético. O jogador de 33 anos acertou contrato com o Galo por dois anos e já se despediu dos seus companheiros na Alemanha.

Josué será inscrito na Copa Libertadores para as oitavas de final. Ele é o oitavo reforço do Galo para a temporada.
Veja mais

O gerente de futebol do Wolfsburg, Klaus Allofs, confirmou, no portal do clube, o acerto do jogador com o Atlético por duas temporadas. "Josué é um dos jogadores mais bem sucedidos da história do Wolfsburg. Esta mudança é, para ele, uma oportunidade interessante que nós permitimos a ele porque ele tem dado grandes contribuições para o clube. Vamos continuar em contato com Josué e lhe desejamos boa sorte para os seus futuros compromissos”.

Josué deixou o Wolfsburg com saudosismo. “É claro que eu também estou triste de sair agora, mas a mudança para o Atlético é um grande desafio para mim. Foi um tempo maravilhoso no Wolfsburg. O clube permanecerá sempre no meu coração. Eu desejo ao clube tudo de melhor”, disse o volante ao site oficial do Wolfsburg.

O treinador do Wolfsburg, Dieter Hecking, concordou com o pedido de Josué para ser liberado e lamentou a perda do jogador em seu elenco. "Ele tem agora a oportunidade de jogar mais dois anos em sua terra natal. Queremos dar-lhe essa oportunidade. Em sua passagem pelo Wolfsburg, Josué trouxe resultados muito bons e não é fácil prescindir desse jogador”.





A contratação de Josué foi um pedido do técnico Cuca à diretoria. O volante trabalhou com o treinador no Goiás, em 2003. Experiente, ele fez parte do elenco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2010. A negociação entre Atlético, Josué e Wolfsburg foi iniciada em janeiro. O volante tinha contrato com o Wolfsburg até junho.

No clube alemão, o grande feito de Josué foi o título nacional de 2008/09, como capitão. Desde 2007, Josué defendeu o Wolfsburg em 164 jogos pelo Campeonato Alemão e marcou dois gols. Ele ainda vestiu a camisa verde 19 vezes por ligas europeias e em 17 ocasiões pela Copa da Alemanha.

Na atual temporada, Josué fez 16 jogos, 13 como titular, e recebeu sete cartões amarelos e um vermelho.

O presidente do Atlético, Alexandre Kalil, confirmou a contratação do meio-campista. (UAI)

CRUZEIRO: ZAGUEIRO DEDÉ E ATACANTE MARCELO MORENO NA MIRA DA DIRETORIA CELESTE




Fonte: Portal Uai - Superesportes
Zagueiro Dedé pode deixar o Vasco nas próximas semanas. Nessa terça-feira, o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler, afirmou que dificilmente o clube conseguirá segurar o defensor, pois, em crise financeira, precisa de recursos para a sequência da temporada. Procurado pela reportagem do Superesportes, o presidente celeste Gilvan de Pinho Tavares revelou que, diante da revelação cruz-maltina, o Cruzeiro voltará à carga para tentar a contratação.
Em janeiro, o Cruzeiro realizou uma proposta oficial de 3 milhões de euros por 40% dos 45% dos direitos econômicos que o Vasco detém do Dedé. Além disso, o clube cederia dois atletas gratuitamente. Um deles, Pedro Ken, acabou emprestado.

Segundo Gilvan, o diretor de futebol Alexandre Mattos está em viagem internacional e voltará no início da próxima semana para retomar as tratativas com o Vasco da Gama pela contratação do zagueiro.

“Eu fiquei sabendo deste fato ontem, de que o Vasco já admite vender o Dedé. Nós ainda temos o interesse no jogador, já conversamos com o Vasco a respeito disso. Se eles tiverem interesse em negociar conosco, vamos conversar, pois já havíamos falado com eles a respeito do nosso interesse”, disse Gilvan à reportagem.

“O diretor de futebol Alexandre Mattos está viajando para o estrangeiro e deve voltar no início da semana. Aí ele vai conversar com o presidente do Vasco se realmente existe esta possibilidade de venda”.

MARCELO MORENO

Em entrevista ao Superesportes, o presidente Gilvan de Pinho Tavares revelou que recebeu recentemente uma sondagem do Grêmio propondo uma troca de atacantes. Wellington Paulista, atualmente emprestado ao West Ham-ING, iria para o Tricolor e Marcelo Moreno voltaria para a Toca da Raposa II.
Segundo o mandatário celeste, o próprio Grêmio não deu sequência às conversas para concretizar o acordo. Para Gilvan, a impossibilidade de inscrever atletas na Libertadores antes das oitavas de final pode ter sido o principal motivo. Apesar disso, o mandatário não descarta um acordo, caso o clube gaúcho retome as negociações.
“Houve uma sondagem do Grêmio sim, mas eles não deram sequência na conversa. Ficaram de dar o retorno e não deram. Temos que levar em consideração que o Grêmio tem um momento certo para fazer substituições na lista de atletas que disputam a Libertadores. Eles têm que esperar uma oportunidade para fazer as trocas, para inscrever outro jogador no lugar do Moreno”, disse Gilvan à reportagem.
“O Grêmio ficou de voltar a nos procurar e estamos esperando. Evidentemente que temos o interesse no negócio. O Marcelo Moreno é um jogador que tem a simpatia da diretoria, eu gosto do atleta, fez muitos gols quando jogou pelo Cruzeiro, é um ídolo da torcida”, completou o presidente.
Gilvan não quis revelar as condições da negociação, se seria por empréstimo ou em definitivo, e nem mesmo se haveria alguma quantia em dinheiro envolvida. O contrato de Wellington Paulista com o West Ham vai até junho. Depois disso, o centroavante deve retornar à Toca da Raposa. O Cruzeiro recebeu US$ 500 mil, exatamente R$ 1 milhão, pela cotação do dia, pelo empréstimo de seis meses.
Atualmente, o Cruzeiro conta com oito atacantes no time principal: Dagoberto, Borges, Anselmo Ramon, Martinuccio, Lucca, Vinicius Araújo, Ananias e Luan.
MORENO DE SAÍDA
Nesta quarta-feira, Marcelo Moreno revelou que não jogará mais no Grêmio, por conta de um atrito com o técnico Vanderlei Luxemburgo. “Não vou mais jogar no Grêmio com o professor Luxemburgo. Enquanto ele estiver no Grêmio eu não vou jogar mais. Isso está claro para mim. É por isso que até junho vou tomar uma decisão”, disse Moreno à agência de notícias EFE.

segunda-feira, 18 de março de 2013

ATLETA DE CHAPADA DO NORTE VENCE MARATONA EM SANTA MARIA DO SUAÇUÍ



 
O Jovem atleta Jáckson Luiz Machado do povoado do Córrego do Rocha no Município Chapada do Norte-MG participou na manhã deste Domingo, 17 de Março, da Quinta Corrida Rústica na cidade de Santa Maria do Suaçuí/MG e terminou em primeiro lugar.
A participação do atleta chapadense na maratona foi possível graças a uma parceria entre a Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo e a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Municipal de Esporte de Chapada do Norte, bem como da Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva da Comunidade do Batieiro-Chapada do Norte.

Fonte: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Chapada do Norte-MG.

LEME DO PRADO: FINAL DO CAMPEONATO DE FUTEBOL MOVIMENTA A CIDADE




São Vicente: Campeão Municipal Invicto

Na tarde deste domingo (17 de março de 2013) um grande público assistiu a final do Campeonato Municipal de Futebol de Leme do Prado, realizado pela Prefeitura Local, através da sua Secretaria Municipal de Esportes.
Em campo, as equipes de São Vicente (time da sede do município) enfrentava a equipe de Gouveia (distrito do município). O time da casa, invicto no campeonato lutava pelo seu sexto título da competição, e os visitantes lutavam pelo tetracampeonato.

Assim que a bola rolou deu para perceber que o jogo era realmente de grandes campeões, com as duas equipes indo pra cima e buscando a vitória. O placar foi movimentado na primeira etapa, com Tadzio e Marcos marcando para o São Vicente e Reginaldo marcando para Gouveia, numa belíssima cobrança de falta. Na etapa complementar, Eduardo ampliou o placar para o São Vicente e Romoaldo descontou para Gouveia botando fogo no jogo empurrado pela animada torcida do distrito. Foram alguns minutos de pressão do time visitante, que tentou empatar o jogo através de bons ataques, principalmente pelo seu lado direito. Mas o time de São Vicente, através dos contrataques assustava a defesa de Gouveia, foi quando em um desses, Edilton sofreu uma falta na intermediária, que o jovem Raul cobrou e fechou o placar em 4 a 2 para o São Vicente, campeão Invicto de 2013.
Jogadores e Torcedores do São Vicente Festejam com a Taça.


Após o jogo, o grande público presente se dirigiu para a Praça Teodolino Ferreira, onde o Prefeito Irineu e o Vice Hermes, entregaram os troféus e medalhas para os destaques no campeonato. 
Prefeito Irineu e o Vice Hermes entregando as medalhas aos atletas

Encerrada a premiação, a Banda Axé Bakana, entrou em cena e fez um grande show, mostrando novidades em sua composição dos músicos e principalmente nos vocais. 
Nova Banda Axé Bakana


sexta-feira, 8 de março de 2013

CAV REALIZA PROJETOS COMUNITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE CHAPADA DO NORTE




Por Fabiana Eugênio, Joelma Soares
e João Antônio Gonçalves
CAV – Turmalina

Foi com grande expectativa que quase 70 agricultores (as) das comunidades rurais de Córrego do Rocha e Cuba, município de Chapada do Norte (MG), marcaram presença nas reuniões realizadas pelo CAV em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, no dia 07/02/2013. Os eventos aconteceram na sede de cada comunidade com o objetivo de apresentar às famílias quais ações serão desenvolvidas em 2013 e realizar planejamentos iniciais. As famílias destas duas comunidades receberão apoio quanto ao acesso e gestão da água, produção agroecológica, comercialização, organização das mulheres e relações sociais de gênero.
No momento inicial realizou-se em cada uma das reuniões um levantamento das atuais características das comunidades e modo de vida das famílias. Córrego do Rocha e Cuba apresentam hoje perfis muito similares, pois o acesso à água para produção foi apontado como o maior limitador para o desenvolvimento local, o que obriga dezenas de agricultores (as) migrarem todos os anos para o corte de cana e colheita de café. Em Cuba, dentre as 92 famílias moradoras, 120 agricultores entre homens e mulheres vão a cada ano a outras regiões do país em busca de trabalho. Realidade não muito diferente de Córrego do Rocha, já que nesta localidade migram em média 76 agricultores (as), entre as 54 famílias que residem no local. Em muitas famílias, não somente o homem ou a mulher migram, mas o casal, deixando muitas vezes filhos ainda pequenos com os avós durante vários meses do ano. Os participantes afirmaram que têm como sonho poder permanecer junto às suas famílias tendo água para produzir alimentos e gerar renda na propriedade.
Dessa forma, este projeto a ser desenvolvido nestas duas localidades terá o foco principal no acesso e gestão da água e a produção agroecológica. As famílias serão contempladas com construção de barraginhas e bacias de contenção de água da chuva, cercamento de nascentes, capacitações, assistência técnica produtiva, apoio à comercialização através do fortalecimento da feira livre local e momentos de diagnóstico, reflexão e formação com mulheres e casais.
Por estas ações terem sido uma demanda das próprias famílias, os agricultores e agricultoras presentes na reunião demonstraram enorme satisfação com a proposta. Percebeu-se que os moradores viram neste apoio do CAV a esperança de uma vida melhor, como afirmou um dos participantes: “Este projeto é um sonho para muitos. Nenhuma outra entidade conseguiu trazer essas atividades para nós”.
O CAV aproveitou este momento de encontro para esclarecer sobre o método de trabalho, as parcerias e reforçar quanto à necessidade de participação da comunidade. Com grande entusiasmo as famílias se comprometeram com as contrapartidas solicitadas pela entidade, como o acompanhamento a todas as ações, participação nos eventos, os trabalhos em mutirão, entre outros.
Na reunião também foi feito o planejamento das primeiras atividades junto às famílias, sobretudo sobre o trabalho com os grupos de mulheres. Ficou agendado para o dia 05/03/2013 o primeiro encontro com as mulheres na comunidade de Cuba e para o dia 12/03/2013 em Córrego do Rocha. As datas foram propostas tendo em vista as comemorações do Dia Internacional da Mulher e também pelo fato de que depois de março a maioria dos moradores migra para o corte de cana ou colheita do café.
Vale ressaltar que este mesmo trabalho foi iniciado em Chapada do Norte no ano de 2012 na comunidade rural de Morro Branco. Mas a atuação do CAV em Chapada do Norte já acontece há vários anos. O município foi beneficiado com o Programa Um Milhão de Cisternas pela Articulação no Semiárido (ASA), o qual atendeu também as comunidades de Morro Branco, Cuba e Córrego do Rocha. Já em 2011 o CAV iniciou ações de apoio à feira livre local.  Para todos estes projetos a organização conta com parcerias locais, como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município e a Secretaria Municipal de Agricultura.

terça-feira, 5 de março de 2013

O DISTRITO DE CACHOEIRA DO NORTE ESTÁ EM FESTA

CARTAZ OFICIAL DA FESTA


O Distrito de Cachoeira do Norte, no Município de Chapada do Norte está realizando um dos maiores eventos culturais do Vale do Jequitinhonha. É a tradicional Festa de Santa Cruz, a padroeira do Distrito. 

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DESTE DISTRITO.
A história de Cachoeira do Norte originou-se na década de 30, quando um casal construiu a primeira casa em suas terras, e mais tarde seus filhos também, povoando o pequeno distrito. Era uma terra muito produtiva, tinha muitos cafezeiros, pés de mangueira, laranjeira e vinagreira entre outras espécies de frutas, além da fabricação de rapadura e pinga.
Nota-se em Cachoeira do Norte um traço forte de religiosidade, visto que um dos costumes da localidade são as reuniões de moradores para rezarem o terço e fazerem orações. Foi construído um cruzeiro em homenagem a padroeira da cidade, Santa Cruz, e lá os fiéis sempre se encontram para rezar.
Nas riquezas culturais encontradas em Cachoeira do Norte destaca-se as cantigas de roda, as brincadeiras e danças e há também o artesanato que encanta os que vêem. Como atrativo natural possui vegetação de transição entre o cerrado e a caatinga, formando uma paisagem atraente, pela variedade de árvores e arbustos típicos da região. Visitar Cachoeira do Norte é conhecer o engenho de cana, participar de suas manifestações culturais e religiosas e trocar conhecimentos e experiência com os que lá vivem.
População: 956 habitantes
Sede: Chapada do Norte
Distância de Cachoeira do Norte a Chapada do Norte: 16 km.
Acesso a Chapada do Norte: estrada de terra.
Infra-estrutura: posto de saúde, telefonia fixa, água (Copasa) e energia elétrica.
ATRATIVOS TURÍSTICOS
Culturais: Festas Juninas, Cantiga de Roda, Forró, Bailes, Carnaval, Macumbeiro, Artesanato e Engenho de Moagem de Cana.
Religiosos: Domingada, Festa de Santa Cruz, Festa de Santos Reis e Festa de Santa Luzia.

sexta-feira, 1 de março de 2013

CHAPADA DO NORTE COMPLETA 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


 
 
O BLOG DO TIM PARABENIZA TODOS OS CHAPADENSES POR ESTA DATA TÃO IMPORTANTE.
 
01/03/1963 - 01/03/2013
 
Localizada na região do alto-médio Jequitinhonha, Chapada do Norte teve sua origem em decorrência da descoberta e exploração de ouro à margem direito do Rio Capivari, liderada pelos conquistadores bandeirantes, no início do século XVIII.

Dois arraias, denominados Paiol e Itaipava, que se formaram por volta de 1728, partindo da Vila do Fanado (atual Minas Novas) deram origem a outro arraial com o nome de Chapada.

No ano de 1850 a então freguesia recebe o nome de Santa Cruz da Chapada. Do antigo arraial foram descobertas diversas lavras de ouro que forneceram toneladas do metal para o destino da corte portuguesa, tendo sido o maior colaborador para o momento de êxito da exploração aurífera na região. Entre as lavras de maior importância podemos citar a lavra do Morro do Pilão, a do Córrego da Misericórdia, a do Gravatá / Quebra Bateia e a lavra do Batatal.

As lavras caracterizam de forma topológica a região ao redor da cidade de maneira significante, onde os resquícios geográficos da exploração são erosões e voçorocas em um panorama muito visível para observação nos dias atuais.

A freguesia de Santa Cruz da Chapada ainda pertencia ao arcebispado de Salvador em 1843 quando Agnácio Accioli de Cerqueira e Silva publicou as suas “Memórias Históricas e Políticas de Minas Gerais”. Passou depois a integrar o bispado de Diamantina, criado em 1884, sendo mais tarde anexada ao de Araçuaí, instalado em 1914.

Entre 1817 e 1820, o povoado contava com cerca de oitenta casas térreas construídas de adobe. No final do século XIX, esse número de construções se eleva a 192 casas, distribuídas em seis ruas e três praças. Em 2007 a cidade registra 54 ruas, 05 praças e 03 bairros.

Grande parte desta população esteve ocupada na mineração até o começo do século XIX. Daí por diante a mineração perdeu ímpedo, declinou rapidamente, e as atividades agrícolas e pastoris foram ganhando importância, paralelamente a uma mineração intermitente praticada nos tempos de seca.

O Povoado de Santa Cruz de Chapada, em 1911 na divisão administrativa e nos quadros de Recenseamento de 1920, é incluído na constituição administrativa como um dos distritos de Minas Novas. As primeiras representatividades política do distrito de Santa Cruz de Chapada se dá a partir da composição da mesa legislativa de Minas Novas (Câmara Municipal).

O Distrito é emancipado em 30 de dezembro de 1962, pela lei nº 2764 e passa a ser denominado Chapada do Norte. Tendo sua fundação registrada em ata, no dia 1º de março de 1963, sendo administrado pelo governo provisório de Affonso Pimenta Figueiredo, intitulado como “intendente”. Posteriormente, ainda no ano de 1963, em eleição com “chapa única”, é eleito o primeiro Prefeito do Município.

 
Fonte: www.chapadadonorte.mg.gov.br