QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

CAV E VIVAMOS MEJOR SUÍÇA PROMOVEM REUNIÃO COM PREFEITOS ELEITOS DE VEREDINHA E CHAPADA DO NORTE


 
A construção de parcerias e a influência nas políticas públicas é algo que o CAV busca fortalecer constantemente em todos os municípios onde trabalha. Com este objetivo a instituição realizou no dia 30/11 uma reunião no seu Centro de Formação e Experimentação com os representantes eleitos para o poder executivo dos municípios de Veredinha e Chapada do Norte, contando ainda com a participação de Helena Berger, pela organização Vivamos Mejor. São nestes dois municípios que o CAV tem desenvolvido uma maior quantidade de ações nos últimos anos através do apoio desta organização suíça.
 

Pelo município de Veredinha esteve presente o próximo prefeito, o Sr. Sidinei Fernandes Oliveira, juntamente do vice Sr. Geraldo Cordeiro, conhecido como Ladim Barbosa e o assessor Ednei Luiz de Azevedo. Representando Chapada do Norte esteve o prefeito eleito, Sr. Ronaldo Lourenço Santana e o atual secretário de agricultura do município, Sr. Vicente de Paula.

O evento foi iniciado com uma apresentação geral do CAV, passando pelos programas de trabalho, métodos, abrangência da atuação e apoiadores. A representante da Vivamos Mejor Suíça também apresentou sua organização, os projetos apoiados em cada país e evidenciou a importância das parcerias municipais para a continuidade dos apoios.  

As ações que são desenvolvidas pelo CAV em cada um destes municípios ganharam atenção especial. A Escola Família Agrícola de Veredinha, que inclusive beneficia estudantes de Chapada do Norte, foi apresentada enquanto uma importante instituição regional que está nos seus primeiros anos de formação.

A explanação sobre o programa de gestão dos recursos hídricos e produção agroecológica, que iniciou em Veredinha e chegou ao município de Chapada do Norte em 2012, evidenciou o impacto das ações na vida das famílias, o qual somente em Veredinha contribuiu para o armazenamento de mais de 200 milhões de litros de água para produção familiar nos últimos 4 anos. Foi mostrado também o impacto destas ações no orçamento público municipal, segundo dados levantados junto à própria Prefeitura de Veredinha. Estes se referem à diminuição dos custos com caminhão pipa nas comunidades atendidas com barraginhas e bacias de contenção de água da chuva nos últimos anos.

O trabalho de apoio às feiras livres municipais foi outra ação enfatizada. Foram apresentados  os resultados alcançados como a organização dos agricultores/as, melhoria na produção e no acesso aos mercados, também trazendo números de pesquisas realizadas junto ao comércio dos municípios, os quais revelam o aumento da entrada de produtos da agricultura familiar no mercado local e consequentemente a diminuição da dependência de produtos de outras regiões.

Ao final das apresentações abriu-se um diálogo quanto à continuidade do apoio do CAV junto a estes municípios e da importância de se ter as prefeituras como parceiras das ações. Todos os representantes públicos afirmaram reconhecer a importância deste trabalho e se mostraram dispostos a apoiar no que for possível. Ao parabenizar a iniciativa os prefeitos eleitos afirmaram que esta reunião ficará para história pelo fato de que os mandatários darão início ao cumprimento de suas funções com o conhecimento mais profundo sobre o trabalho do CAV na região e as intenções de parcerias para os próximos anos.

 Como encaminhamento foi agendado para início de fevereiro uma reunião entre o CAV com cada uma das prefeituras para um planejamento conjunto, pautando as ações que já estão previstas em cada município. Pretende-se com isso potencializar os apoios e buscar meios de influenciar nas políticas locais de apoio à agricultura familiar.

 Por Fabiana Eugênio
Comunicação Social / CAV – Turmalina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.