QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

terça-feira, 17 de maio de 2011

SEGUNDA EXPEDIÇÃO SORRISO SOLIDÁRIO FOI UM SUCESSO!


Através do Programa Turismo Solidário Cachoeira do Norte recebeu mais uma vez, nos dias 08 e 09 de maio, a equipe multidisciplinar do Instituto Brasil Solidário, para a segunda etapa da Expedição Sorriso Solidário. Esta segunda visita foi realizada para finalização das ações e apresentação dos resultados alcançados. A comunidade preparou uma recepção calorosa para a equipe com apresentação do grupo de Folia de Reis de Santa Rita, tradicional expressão cultural na região.
Os trabalhos desenvolvidos consistiram em oficinas que abrangiram desde teatro de bonecos a xilogravura e arte ambiente, para educadores e alunos. Na área de meio ambiente, foram desenvolvidas atividades que trabalham a conscientização dos agentes ambientais, a orientação sobre a horta iniciada na primeira etapa e oficina de brinquedos construídos com garrafas pet. Na área da odontologia além de realizar novos atendimentos, a equipe entregou todas as próteses dentárias moldadas na primeira expedição.
A alegria das pessoas ao receber as próteses contagiou e emocionou a todos. Dona Maria da Cruz Alves Rocha, de Santa Rita do Araçuaí, disse que não esperava ganhar a prótese, “Eu tinha vontade de colocar, fui rancando meus dente tudo devargazim, mas aí Deus me mandou essa benção. Fiquei muito feliz, ganhei no mês do meu aniversário e das mães. Eu fiz 51 anos”. Assim como Dona Maria, outras pessoas se emocionaram ao receber as próteses dentárias e agradeceram com muita admiração à equipe da odontologia que realizou todo o trabalho com muito carinho.
A continuação de todas as atividades iniciadas na primeira visita foi desenvolvida com entusiasmo na Escola Estadual Olídia Lemos de Oliveira, e ainda houve a replicação das ações na Escola Estadual Zé de Calu, no distrito de Santa Rita do Araçuaí. A diretora da Escola de Cachoeira do Norte, Maria Aparecida Barbosa Dias, contou com alegria os resultados que ela observou: “A gente viu que surtiu muito efeito nos alunos e professores. Em relação às próteses, todas as pessoas estão com um sorriso maior, para a população foi excelente! Em relação ao meio ambiente, agora o compromisso dos alunos e professores é bem maior. O teatro de sombras é um trabalho diferente e a expectativa do teatro de bonecos é a melhor. Esse trabalho relacionado ao Turismo Solidário chegou como uma iniciativa diferente. Os turistas ficam nas casas das pessoas, é uma renda a mais. Não é o turista que vem só para visitar a comunidade, ele vem ensinar e contribuir”, destacou a diretora.

Mais uma vez a Escola Estadual Olídia Lemos de Oliveira foi cenário de trocas positivas entre os turistas solidários e a comunidade que se mostrou bastante empenhada e agradecida pelo trabalho realizado na Expedição Sorriso Solidário.
Resultados alcançados:
Total de atendimentos odontológicos: 77
Restaurações: 34
Próteses: 42
Participantes da oficina de Teatro de Bonecos: 21
Participantes das atividades de Meio Ambiente: 38
Participantes da oficina de Xilogravura: 22 professores
Participantes da oficina de Arte Ambiente: 25 alunos


Fonte: www.turismosolidario.com.br


3 comentários:

  1. Gostaria de deixar aki os meu Parabéns ao Grupo de gestor "Turisol" em especial a minha querida e amada MÃE (Dalva de Assís )assim conhecida que em meio a tantas pessoas fazendo parte do programa receptivo familiar em santa Rita do Araçuaí, Otimista só ela persistiu em levar o projeto adiante .Mesmo não estando com boas condições de saúde não médio esforços para que o mesmo acima desse certo .
    Hoje reconheço e peço a ela desculpas por varias vezes brigar com ela por está correndo atras desse entre outros projetos no qual poderão ser aprovados ainda.Não pode ver mas pude sentir o tão quão ela ficou alegre e satisfeita com esse belo trabalho .No qual ela me liga e diz:"Se o programa Turismo Solidario acabar hoje estou contente,pois deixou algo de solidaria a população Santarritense".Hoje me sinto orgulhosa mais uma vez por está bela mulher que mesmo eu a desmotivando-a ela insistiu em seguir adiante não deixando nada desanima-la ,no qual tenho certeza tbem que ela está com a sensação de tarefa complida.Mais uma vez os meus Parabéns por este e por outros projetos q viram pela frente.

    ResponderExcluir
  2. Fran,
    Tudo o que você escreveu é a mais pura verdade. Tia Dalva é sem dúvida muito importante para o Programa Turismo Solidário não só em Santa Rita mas em todo o município. Com a expedição ela ficou realmente muito feliz e participou das ações do início até o final. Verdadeiramente você é filha de uma guerreira.

    ResponderExcluir

O BLOG DO TIM AGRADECE PELA SUA PARTICIPAÇÃO.