QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

ESTUDANTES DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS- CAMPUS DE ARAÇUAÍ OCUPAM O PRÉDIO EM PROTESTO CONTRA A PEC 241


O movimento OCUPAIF foi iniciado na manhã de hoje (17/10/2016), no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Norte de Minas- Campus de Araçuaí, e é um posicionamento dos estudantes contra a PEC 241 que tramita no Congresso Nacional em Brasília.


O Deputado Estadual Dr. Jean Freire estará hoje no Campus do Instituto a partir das 19:00 horas para um diálogo com a população sobre o que a aprovação desta PEC pode causar na nossa região.

JENIPAPO FM – UMA OPÇÃO DE COMUNICAÇÃO NO VALE DO JEQUITINHONHA


A Rádio Jenipapo FM tem sede no município de Jenipapo de Minas/MG, e é uma grande opção de comunicação no Vale do Jequitinhonha. A Rádio possui programas musicais, jornalismo entre outros.

Você pode se conectar a rádio na frequência 96,01 na FM, no aplicativo Jenipapo FM e no Site www.jenipapo96fm.com e ouvir em qualquer parte do Brasil.

TRANSPORTE ESCOLAR PODE PARAR – CASO O GOVERNO DE MINAS NÃO REPASSE OS RECURSOS AOS MUNICÍPIOS


Centenas de milhares de estudantes correm risco de ficarem sem transporte escolar para concluírem o ano letivo, isso se deve pela falta de repasses dos recursos do Programa de Transporte Escolar por parte do Governo de Minas.
Em Minas Gerais os municípios são os responsáveis pela execução do Programa, e os repasses são por conta do Estado, uma vez que os alunos transportados pertencem a rede estadual de ensino.
Em Chapada do Norte, as 8 escolas estaduais são dependentes do Transporte Escolar, uma vez que a maioria dos alunos residem na zona rural do município, alguns residem a mais de 15 km da escola.
REUNIÃO COM AS ESCOLAS

Nesta quarta-feira a Secretaria Municipal de Educação vai se reunir com todos os diretores das Escolas Estaduais para discutirem o problema, sendo que alguns transportadores já interromperam as atividades por não receberem os pagamentos pelos serviços prestados. Em outros municípios da região o Transporte foi interrompido a mais de 20 dias atrás.

domingo, 16 de outubro de 2016

CAPELINHA SEDIA 7º SEMINÁRIO DO CAFÉ DA CHAPADA DE MINAS


Por Cida Santana

Produtores e comunidade irão debater questões ligadas à cadeia produtiva do café

Será realizado no próximo dia 20 de outubro, em Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, o 7º Seminário do Café da Chapada de Minas. O evento, promovido pelo Sebrae Minas, acontece no Parque de Exposições da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos pontos de atendimento do Sebrae e da Emater. Outras informações podem ser obtidas no ponto de atendimento do Sebrae em Capelinha pelo telefone 33 3516 3636 ou Emater de Capelinha 33 3516 2028.
O Seminário do Café é um ambiente permanente de estudo, análise e discussão de temas voltados para a cadeia do agronegócio de café. Por meio de palestras, wokshops e mesa-redonda, cafeicultores e comunidade vão debater sobre a dinâmica do negócio do café no Brasil e no mundo. Serão abordados aspectos relevantes para a região da Chapada de Minas, atentando para os focos estratégicos da gestão, governança, produtividade, sustentabilidade, acesso a mercados e identidade.
Pela manhã, o renomado meteorologista Ruibran dos Reis irá falar sobre as mudanças climáticas nas regiões norte e nordeste de Minas.Em uma outra palestra serão abordadas as potencialidades, desafios e perspectivas da região da Chapada de Minas.
Na segunda parte do seminário os wokshops discutem sobre a qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura. Outro tema de grande interesse para os produtores será a discussão sobre alternativas de renda para pequenas propriedades cafeeiras. Um case regional será mostrado como sucesso do empreendedorismo rural. Para fechar as atividades uma mesa-redonda irá discutir o cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional, com experiências da BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.
O Seminário realizado pelo Sebrae conta com a parceria da Emater, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços (Aciac), Sindicato dos Produtores Rurais e Prefeitura Municipal de Capelinha.
Números
A Chapada de Minas é composta por 22 municípios com uma área produtiva de cerca de 30 mil hectares. De acordo com dados os Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2012, a região produziu 440 mil sacas (60 kg) de café, o que corresponde a 3% do total produzido em Minas.Cerca de 5.800 cafeicultores da Chapada geram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos na região.

Serviço:

7º Seminário do Café da Chapada de Minas
Data: 20 de outubro
Horário: 07h30 às 16h30
Local: Parque de Exposições de Capelinha
Endereço: Rua Arlindo José de Oliveira S/N – Capelinha-MG

Confira a programação:
 7h30: Credenciamento e Café da Manhã
8h30: Abertura Oficial
9h: Palestra I - Os Impactos das Mudanças Climáticas nas Regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais – Dr. Ruibran dos Reis / Meteorologista PUC Minas/Climatempo
 10h15: Palestra II - Potencialidades, desafios e perspectivas da Região da Chapada de Minas -  Gustavo Viana Celestino - InterBrasil Coffee/ Fazenda Primavera.
12h: Almoço
13h: Palestra III - Nutrição do cafeeiro com organomineral – Eng. Agrônomo Eduardo Lima de Souza/ Fazenda Ponto Alegre.
14h às 15h: Workshops
Sala I – Workshop: A qualidade do café como fator de sustentabilidade da cafeicultura - Willem Guilherme de Araújo/Emater
Sala II – Workshop: Juventude e empreendedorismo rural, Case regional -  Pedro Ferreira dos Santos/ Agricultor Familiar de Capelinha
Sala III – Workshop: Fair Trade, alternativa de renda para pequenas propriedades cafeeiras – Sérgio Brás Regina e Ademilson Noiman Borges /Emater e Apas.

15h ás 15h: café da tarde
15h30 às 16h30: Mesa-redonda: Cenário da cafeicultura na perspectiva do mercado nacional e internacional - BSCA, Coocafe, Minasul, Interbrasil Coffee e Emater.

16h30: Encerramento