QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

domingo, 8 de setembro de 2013

SEGUNDA ETAPA DO PROJETO "AGENTES QUILOMBOLAS" EM CHAPADA DO NORTE




Na última terça-feira, dia 03 de setembro a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo (Maurício Costa, Fabiane Vissotto, Marcone Evangelista e Niucilene Soares, juntamente com o Secretário Municipal de Educação (Adailton de Jesus Rodrigues) receberam a equipe técnica do "Projeto Agentes Quilombolas Socioambientais: Turismo como Geração de Renda no Médio Jequitinhonha", onde oficializaram a parceria com a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, por meio das respectivas secretarias. Toda a equipe acredita que trabalhando juntos conseguiremos ótimos resultados!
Projeto de Turismo de Base Local em Comunidades Quilombolas de Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas: cidadania e preservação do patrimônio!
O Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva – CEDEFES, atua desde 2003 junto às comunidades remanescentes de quilombos do estado, apoiando iniciativas voltadas para geração de renda, direitos humanos, mobilização política e assessoria técnica.
Nesse contexto, desenvolvemos em 2011/2012 o projeto “Promoção e Desenvolvimento de Agentes Quilombolas Socioambientais no Médio Jequitinhonha”, apoiado pelo Instituto Oi Futuro, com foco na formação cidadã de jovens quilombolas dos municípios de Minas Novas, Chapada do Norte, Araçuaí e Berilo enfocando a valorização cultural, a preservação ambiental e do turismo como fonte de renda alternativa.
A partir da pesquisa realizada durante o projeto identificou-se a potencialidade da região para a atividade turística, sendo estes municípios já participantes dos Circuitos Turísticos das Pedras Preciosas e do Lago de Irapé, mas que necessita ainda de apoio para maior capacitação/gestão/articulação juntamente com as Prefeituras nos municípios para tornar a atividade turística efetiva e como propulsora de desenvolvimento local.
A equipe técnica é composta por profissionais especializadas na temática sendo ela: Agda Marina Ferreira (Historiadora especialista na temática quilombola) e Luciana Priscila do Carmo (Turismóloga e Técnica em Meio Ambiente com experiências em Turismo de Base Comunitária). Além do Projeto esta equipe está trabalhando na produção de conhecimento científico e já apresentou um artigo científico sobre o trabalho desenvolvido na UNICAMP e irá apresentar no próximo dia 12/09 na UFMG divulgando a região.
Devido a repercussão dos resultados alcançados pelo dito projeto, nossa equipe conseguiu novamente o apoio do Instituto Oi Futuro para dar continuidade às atividades iniciadas, por mais dois anos (2013/2015) nos municípios de Berilo, Chapada do Norte e Minas Novas.
O novo projeto “Agentes Quilombolas Socioambientais: o turismo como geração de renda no Médio Jequitinhonha” tem como objetivo principal:
-Fomentar a atividade turística enquanto tecnologia social, gerando alternativas de trabalho e renda, diante do fim do trabalho sazonal que atinge as comunidades quilombolas no médio Jequitinhonha, no intuito de diminuir as dificuldades socioeconômicas locais, valorizando o patrimônio cultural da região e redistribuindo riquezas.
Participarão das atividades comerciantes e empresários do turismo, membros dos conselhos de cultura , esporte, turismo e meio ambiente, gestores de circuito turístico, lideranças e comunidades quilombolas, funcionários e gestores públicos.
Fonte: Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

População de Vargem do Setúbal protesta em favor do Rio Setúbal




No último sábado (31/08/2013) a população de Vargem do Setúbal, município de Chapada do Norte foi às ruas de Baixa Quente ( Município de Minas Novas) reivindicar a falta de respeito e de bom senso com que estão sendo tratados ultimamente.
O motivo foi o esgoto do distrito de Baixa Quente que, ultimamente está sendo lançado no Rio Setúbal que abastece muitos dos Municípios do Médio Jequitinhonha. 
Esgoto cai no Rio sem nenhum tipo de tratamento

O movimento contou com o apoio da Policia Militar de Minas Novas, que dava segurança a todos os manifestantes que marchavam pacificamente pelas ruas, pedindo por socorro pelo Rio Setúbal.