QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O SISU


Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2015, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.
O QUE É O SISU ?
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
CRONOGRAMA
Esta edição do Sisu contará com 1 (uma) única chamada regular e a lista de espera.
Fique atento ao cronograma!
19/01 a 22/01
Período de inscrições
26/01
Resultado da chamada regular
26/01 a 06/02
Prazo para participar da Lista de Espera
30/01 a 03/02
Matrícula da chamada regular
11/02
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data
Faça sua inscrição agora mesmo.

domingo, 18 de janeiro de 2015

PARTIDO VERDE COMPLETA 29 ANOS


Tancredo Neves acabara de ser eleito pelo Colégio Eleitoral, evento que marcava o retorno do país à vida democrática, após anos duros do regime militar, quando fundamos o Partido Verde, trazendo para o cenário político nacional uma nova maneira de ver e resolver os conflitos humanos.
O PV teve a coragem de dizer que os velhos embates políticos de esquerda versus direita, de capital versus trabalho, estavam superados e não davam conta de resolver os conflitos entre o modo de vida dos humanos, a necessidade de sobrevivência dos outros seres e a própria vida na Terra.
O Partido Verde criou uma nova pauta com temas que antes não faziam parte do ideário político nacional. Falamos de meio ambiente, sustentabilidade, esgotamentos dos recursos naturais, pacifismo, mas também exigimos o respeito a outras liberdades, como a homoafetividade. Tratamos das drogas — um tabu — de maneira clara, mostrando que a simples criminalização de usuários não resolvia o problema, ao contrário, criava e fortalecia a economia do tráfico, com relações perigosas em diversos setores da sociedade.
Tudo que dizíamos, há 29 anos, em 17 de janeiro, quando anunciamos a fundação do PV, foi visto como exótico e até como alarmista. Os conservadores escandalizaram-se e até criminalizaram nossas propostas. Criaram um conflito inexistente entre crescer e preservar, quando, mais uma vez mostramos que tudo podia ser feito com os princípios da sustentabilidade, suprindo as necessidades da geração presente, garantindo o direito das próximas gerações.
Os nossos brados espalharam-se e ganharam as ruas, as casas, mas as políticas públicas avançaram muito aquém das necessidades de preservação ambiental e justiça social. Os resultados são desastrosos em setores essenciais à qualidade de vida.
Estamos vivendo um caos em relação a mobilidade urbana. Nossas cidades estão abarrotadas de carros e o transporte público não alcançou a qualidade desejável. As grandes metrópoles brasileiras vivem em colapso hídrico, onde a água para o consumo humano é cada vez mais escassa. E a violência tomou conta de nossas ruas, justamente em um momento que o país cobra ética e eficiência de seus representantes.

As urgências naturais e planetárias exigem mais dos Verdes e responderemos, dando nossa colaboração à sociedade brasileira. Os verdes desejam o desenvolvimento sustentável como caminho para combater a miséria e o desperdício. Almejam a valorização da política como atividade ética. Aspiram um sociedade baseada no pacifismo, na diversidade, no respeito às liberdades democráticas, justiça social e direitos humanos.

APICULTORES DE CHAPADA DO NORTE PARTICIPARÃO DE REUNIÃO NO DISTRITO DE CACHOEIRA DO NORTE


O Projeto CAIXA DE ABELHAS é um projeto integrante do Projeto Construindo e Preparando o Futuro – CPF, que tem por objetivo oferecer uma alternativa de renda para melhorar a qualidade de vida de famílias do Vale do Jequitinhonha através da apicultura. A região ainda tem base econômica agrícola e a abelha é um inseto abundante na região.
O Projeto já foi implantado em Serra do Ramalho – BA e alcançou resultados bastante satisfatórios, está se expandindo para todo o Município e seu mel já foi vendido até no exterior. Desde julho de 2013, o Projeto está sendo implantado no Distrito de Cachoeira do Norte, componente do Município de Chapada do Norte – MG. Lá já foram identificados e reunidos 5 (cinco) apicultores de bom tamanho.
Já conseguimos para o grupo embalagens, materiais diversos e equipamentos como derretedor de cera, laminador e cilindro alveolador. Hoje, esses apicultores produzem sua própria cera alveolada. De compradores passaram a fornecedores. A cera alveolada custa no mercado entre R$ 40,00 e R$ 60,00ao quilo.
Nosso convite:
A)- Dia 28.01.2015 às 8:00 horas no Centro Social de Cachoeira do Norte, será realizado um encontro com pessoas interessadas em acrescentar a apicultura nas suas atividades, principalmente agrícolas. Cachoeira do Norte já possui alguns equipamentos que estão sendo utilizados e é ponto central entre os demais distritos e seus entornos. No encontro, será criado um Grupo de Trabalho – GT, formado por um representante de cada Distrito que terá por objetivo formalizar um projeto para:
1.      Conseguir um terreno em Cachoeira do Norte para a sede dos apicultores e
2.      Construção de um Centro de Beneficiamento de Mel – Casa do Mel.
B)- Além disso, convidamos a todos para uma palestra com o Voluntário Daniel Renaud Camargo sobre o Projeto de Pesquisa que realizou na região do Vale do Jequitinhonha e Chapada do Norte. Esta palestra é resultado de um projeto de pesquisa que investiga os contos, lendas e histórias da região, os saberes de benzedores e os conhecimentos locais sobre ervas, raízes e mezinhas.
Todos os interessados são muito bem vindos! 
ESTAREMOS ESPERANDO POR VOCÊ LÁ EM CACHOEIRA DO NORTE
DIA 28 DE JANEIRO DE 2015 A PARTIR DAS 8 HORAS

Edevino Panizzi - Voluntário Responsável pelo Projeto Caixa de Abelhas.

Daniel Renaud Camargo - Voluntário Responsável pelo Projeto de Pesquisa

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

BOA VISTA REALIZA A TRADICIONAL FESTA DE SÃO SEBASTIÃO 2015


O Distrito de Boa Vista, no Município de Chapada do Norte/MG, está realizando seu maior evento religioso e cultural do ano. Trata-se da Tradicional Festa de São Sebastião, que acontece todos os anos durante o mês de janeiro.
Um grande número de pessoas participa da festa que começou no dia 11 e vai até o dia 19 de janeiro de 2015. Os moradores do distrito, juntam-se aos Boavistenses Ausentes e aos visitantes e fazem uma grande confraternização na Praça do Distrito, durante os dias de festa, após a programação religiosa.
Neste ano de 2015 a grande atração é a Banda Fuguetão Baiano, que sem sombra de dúvidas é o show que agita a galera e terá a missão de fechar a Festa com chave de ouro no dia 19. Mas a festa terá outras atrações como Dalmo Júnior, Na Pegada e outros.

Confira a Programação Completa no Cartaz Oficial da Festa.


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

JOGADOR FAGNER MARCA O GOL DA CLASSIFICAÇÃO DO ITUANO NA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JR


O jogador Fágner de 17 anos, natural do Distrito de Santa Rita do Araçuaí, Município de Chapada do Norte/MG, começa a mostrar que além de talento tem muita estrela.
O garoto subiu para o Sub 20 neste ano de 2015. E de cara conseguiu ser relacionado entre os 25 atletas do Ituano que disputaria a Copa São Paulo de Futebol Jr. Fagner ainda não havia jogado, praticamente nem estava sendo relacionado para as partidas.
Mas na noite desta quarta-feira o jogador fez a alegria da torcida do Ituano, e é claro de seus conterrâneos.
O Ituano enfrentava o Sport Recife pela Segunda Fase da Copinha. O jogo estava 2 x 1 para o Ituano quando o garoto entrou em campo aos 24 minutos do segundo tempo. Aos 35 minutos Fagner tirou o grito da garganta do torcedor, quando recebeu na área e marcou o gol que colocou o time de Itu nas Oitavas de Finais. O Ituano vai pegar o Palmeiras, o jogo provavelmente será no sábado em local a ser definido pela Federação Paulista de Futebol.
Valeu Garoto estamos na torcida.

RIO ARAÇUAÍ: NÍVEL DE ÁGUA É PREOCUPANTE


Com a pouca quantidade de chuva ocorrida nos meses de novembro, dezembro e janeiro, o Rio Araçuaí alcança um nível de água considerado crítico pela época do ano. Ao longo do rio é possível atravessar a pé de um lado para outro sem precisar nadar.
No dia 18 de dezembro de 2013 o rio alcançou um dos níveis mais alto da história, cobrindo a ponte do distrito de Santa Rita do Araçuaí e quase invadiu casas. Hoje, pouco mais de um ano depois, o cenário é completamente diferente, é como se estivéssemos vendo o rio no mês de agosto e setembro.
É hora de pensar alguma coisa, porque o nosso gigante está enfraquecendo pouco a pouco.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ENEM 2014 - MEC DIVULGA RESULTADO



 O Ministério da Educação divulgou hoje o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio referente ao ano de 2014.
Para acessar é necessário informar o número do CPF e da Senha.
Para facilitar a consulta disponibilizamos o link abaixo.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA PROFESSORES E SERVENTES ESCOLARES NA PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA DO NORTE



As pessoas interessadas em concorrer a uma vaga de professor  e servente escolar para trabalhar na rede municipal de ensino de Chapada do Norte no ano de 2015, deverão ficarem atentas com os prazos de inscrição junto a Secretaria Municipal de Educação.
Começa hoje, 12/01/2015 e encerra na sexta-feira, 16/01/2015 no prédio da Secretaria Municipal de Educação de Chapada do Norte/MG, no horário das 8:00 as 17:00 horas.
O chamamento para designação das vagas acontecerá na última semana do mês de janeiro e os interessados já podem providenciar a contagem de tempo junto ao Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte e o atestado com qualquer médico atuante no município.
O Edital de Chamamento e demais informações referentes à designação está disponível no  site da prefeitura.
Fonte: Portal da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

FAÇA COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA EM ATÉ 6 MESES

O Curso de Complementação Pedagógica apresenta-se como um curso de Licenciatura que proporciona a habilitação da docência a graduados, bacharéis ou tecnólogos, conforme área de formação e habilitações ofertadas.
Os cursos de 2º Licenciatura, destina-se a profissionais que já possuem uma “LICENCIATURA” e deseja fazer mais um curso em um período menor, podendo concluir o curso entre 06 e 15 meses, dependendo da análise curricular e do desenvolvimento do aluno.
 Pedagogia;
Geografia;
História;
Matemática;
Letras;
Ciências  Biológicas;
Educação Física

 Lembrando que o aluno receberá um DIPLOMA, ou seja, um novo curso superior.

AMPARO LEGAL DOS CURSOS: Todos os Cursos oferecidos pelo INSTITUTO EDUCACIONAL ALFA em parceria com o ISEED- Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell são amparados legalmente através de:
Portaria do MEC – Portaria Ministerial nº 3445/2003

VALORES: Os Cursos possuem o valor de Matrícula R$ 200,00 (duzentos reais) mais 15 x R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) mensais, com desconto de R$ 50,00 (cinquenta reais) nas mensalidades, para alunos que pagarem o boleto até o dia do vencimento.

Informações e Matrículas: (33) 37394073 – Falar Com Adailton Rodrigues

BR 367 - DILMA INICIA UM NOVO MANDATO E COM ELE A NOSSA ESPERANÇA NO ASFALTO


Ao longo dos anos o povo do município de Chapada do Norte/MG, principalmente, vem sofrendo com a falta de asfalto na estrada que liga o município até a cidade de Minas Novas. São vários e vários anos que a população aguarda ansiosa pelo benefício. No ano de 2010, o então presidente Lula, durante a cerimônia de inauguração da Barragem do Setúbal, chegou a anunciar que faria o asfalto. Mas de lá para cá pouco se avançou em relação ao assunto. O que mais nos assusta são os anúncios de que o novo governo assume com a missão de cortar gastos, aí pode sobrar pra gente novamente.

Serão mais 4 anos e durante esse tempo a população vai estar atenta com os andamentos do processo de asfaltamento desta estrada.