QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

GETÚLIO NEIVA PODE VOLTAR A SER DEPUTADO ESTADUAL




Com apenas oito meses de mandato, Getúlio Neiva (PMDB), prefeito de Teófilo Otoni, cidade do Vale do Mucuri com 130,5 mil habitantes, pode abandonar o cargo para assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele é o primeiro suplente do deputado José Henrique (PMDB), falecido na madrugada de terça-feira. Neiva já foi notificado pela Mesa Diretora do Legislativo a respeito dos 30 dias que têm para resolver se assume a cadeira ou permanece no Executivo municipal.
O prefeito disse que informou à Presidência da Casa que vai usar o prazo para tomar uma decisão, mas disse estar “tentado” a voltar para o Legislativo. Se isso acontecer, a disputa pelo cargo pode acabar na Justiça, já que para o vereador de Uberaba Tony Reis (PMDB), segundo suplente, a vaga é dele.
“A cadeira de deputado me seduz muito. Ser prefeito é muito difícil. É muito trabalho, os recursos são poucos e as leis de licitações e de Responsabilidade Fiscal são feitas para colocar a gente na cadeia”, disse o Getúlio Neiva, eleito ano passado com 86,6% dos votos, um dos maiores índices em todo o estado. Além disso, segundo ele, “prefeito não tem aposentadoria”. “Se virar deputado posso contribuir por mais alguma tempo e me aposentar pelo Instituto de Previdência do Legislativo de Minas Gerais (Iplemg)”, afirma.
Caso Neiva decida por deixar o cargo, a prefeitura vai ser assumida pelo vice-prefeito, Ilter Martins (PSDB), que também é secretário de Saúde. O prefeito garante que a administração de Teófilo Otoni ficará em “ótimas mãos”, porque o vice é “uma pessoa da mais absoluta confiança”.
Neiva já foi deputado federal e estadual e ocupa pela terceira vez a prefeitura da cidade. Ele negou os rumores de que teria se comprometido, por carta entregue ao comando estadual do PMDB, permanecer no cargo. É que o partido já contava com a vaga, pois o estado de saúde de José Henrique, que ocupava a primeira vice-presidência da Assembleia, era considerado grave. O parlamentar faleceu em decorrência de um câncer.
NA JUSTIÇA
Tony Reis informou que vai aguardar a decisão de Neiva, mas adiantou para a reportagem que pretende acionar a Justiça para conseguir o cargo. Na avaliação do vereador, na hora em que assumiu a prefeitura, em janeiro, Neiva perdeu o cargo de suplente. “Eu sou o suplente. Eu entendo assim, mas, para a Assembleia, o cargo é dele. Vamos ver”, disse Reis, que está em seu quinto mandato de vereador. Para ele , que foi eleito suplente com cerca de 35 mil votos, é “lamentável que um prefeito eleito com mais de 80% dos votos e que assumiu há tão pouco tempo já abandone seus eleitores para virar deputado”. O vereador reforçou que pretende procurar “um remédio jurídico”, caso Neiva resolva mesmo tomar posse na Assembleia. O prazo dado pelo Legislativo para o prefeito de Teófilo Otoni vence em 19 de setembro.
Alessandra Mello
em.com.br
 Portal Uai

domingo, 18 de agosto de 2013

FALTA POUCO PARA MAIS UM DESFILE DA GAROTA REGIONAL




O distrito de Santa Rita do Araçuaí, localizado a 12 km da sede do município de Chapada do Norte/MG, proporciona todos os anos uma grande festa no mês de agosto. É a Festa da Garota Regional, um desfile de garotas que concorrem ao título de Garota Regional.
Para este ano os organizadores estão preparando uma grande festa, com várias cidades participando, show musical com a Banda MDB e muita gente bacana já confirmou presença. 

O desfile é no sábado, 24 de agosto na quadra de esportes. E no domingo a festa continua com o I Encontro de Trilheiros  de Santa Rita, pra mandar a ressaca embora logo cedo. E a tarde os Boleiros do Samba vão mandar aquele som que todo mundo ouve e todo mundo canta.
São 13 anos de festa e você é parte deste evento. Santa Rita espera os visitantes com muita alegria para confraternizarmos mais esse momento de alegria.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Vale do Jequitinhonha: Fim dos Lixões

Prefeito de Chapada do Norte, Ronaldo e demais prefeitos na reunião da AMAJE
Prefeitos de várias cidades do Vale do Jequitinhonha reuniram-se na tarde desta segunda-feira (12/08/2013) na Sede da AMAJE  na cidade de Diamantina/MG com a finalidade de discutir a implantação de Consórcios Públicos Intermunicipais de Resíduos Sólidos.
Alguns municípios já estão avançados na formação dos consórcios e outros ainda estão na fase inicial de fomentação.
A reunião foi organizada pela AMAJE e contou com a participação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana – SEDRU.
O município de Chapada do Norte já tem uma lei que autoriza o executivo a integrar o consórcio regional (Lei 979 de 06/08/2013), que foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Chapada do Norte vai integrar o consórcio com os municípios de Angelândia, Aricanduva, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.
Prefeitos das nove cidades assinam um protocolo de intenções com a SEDRU/MG

Os prefeitos das nove cidades assinaram um Protocolo de Intenções para receberem apoio técnico da SEDRU na fomentação do Consórcio.
No dia 27 de agosto de 2013, as 9:30 horas, os nove prefeitos estarão reunidos na cidade de Aricanduva para eleger a Diretoria do Consórcio.

 O maior objetivo do consorcio é acabar com os lixões através de implantação de aterros sanitários.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CHAPADA DO NORTE REALIZA A IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL



Convocada pela Portaria Conjunta MDS e CNAS nº 3 de 17 de dezembro de 2012 a Conferência Municipal de Assistência Social de Chapada do Norte tem como tema:

“A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social”.

O objetivo da Conferência de Assistência Social é discutir e avaliar as ações governamentais e não governamentais sob o desafio de melhoria dos serviços prestados à população dentro da política de assistência social.
A IX Conferência Municipal de Assistência Social de Chapada do Norte acontecerá nesta sexta-feira, 09 de agosto de 2013, a partir das 7 horas da manhã, no prédio do CASI, localizado na Rua Francisco de Assis Costa no centro da cidade.

BR 367 PARALISADA MAIS UMA VEZ



Foto: Facebook Zé Lourenço


Manifestantes estão neste momento paralisando a BR 367, na Ponte do Rio Capivari na cidade de Chapada do Norte na saída para Berilo. A reivindicação, mais uma vez, é o asfalto da BR tão prometido pelo Governo Federal.

Desde a madrugada desta quinta-feira o trânsito de veículo está parado e o número está aumentando cada vez mais. Desta vez os manifestantes resolveram fazer um protesto surpresa e muita gente que utiliza a estrada foram pegos de surpresa. Na fila de veículos é possível notar motocicletas, Kombi, ônibus, caminhão e até mesmo carreta.
Segundo os manifestantes o protesto não tem hora para parar, podendo seguir até a noite.
Reportagem da TV Assembleia

No último dia 24 de julho aconteceu uma paralisação, próximo ao comércio de Zé Carvalho e repercutiu na mídia regional.
Desde o dia 24 de julho um abaixo assinado está circulando pela região coletando assinaturas. O objetivo é coletar 20 mil assinaturas e o documento será enviado para Brasília.
Hoje acontece na Câmara de Vereadores de Berilo uma Audiência Pública com a participação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para debater sobre a pavimentação da BR 367.