QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER REALIZARÁ A II COPA ESCOLAR DE FUTEBOL DE CHAPADA DO NORTE


Na manhã desta quarta-feira (31/08/11) aconteceu na Secretaria Municipal de Educação de Chapada do Norte uma reunião com representantes dos times das escolas estaduais do município para decidirem sobre a II Copa Escolar de Futebol de Chapada do Norte, com participação das 8 escolas estaduais do município com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte e com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte.
Na reunião ficou definido que a II Copa Escolar terá início no dia 10 de setembro de 2011. Na oportunidade foi feito o sorteio dos grupos, ficando assim definidos:
GRUPO 1:
E.E. José Rodrigues de Figueiredo (Boa Vista)
E.E. Professora Maria Gomes da Silva (Batieiro)
E.E. Professor Geraldo Wilson Benício (Vargem do Setúbal)
E.E. Monsenhor Mendes (Sede do Município)
GRUPO: 2:
E.E. Ensino Fundamental e Médio (São João)
E.E. Olídia Lemos de Oliveira (Cachoeira do Norte)
E.E. Zé de Calu (Santa Rita)
E.E. Inhô Figueiredo (Granjas do Norte)
Os confrontos da primeira rodada já estão definidos:
10/09/11 – (SÁBADO)
17 horas – Chapada do Norte x Vargem do Setúbal
19 horas – Boa Vista x Batieiro
11/09/11 – (DOMINGO)
17 horas – Cachoeira x Granjas do Norte
19 horas – São João x Santa Rita
Os dois times com melhor campanha na primeira fase se classificarão para a fase semifinal.
Todos os jogos serão realizados no Estádio Municipal Durval Queiroga Pinto na sede do Município de Chapada do Norte.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

COMUNIDADE RURAL DE CHAPADA DO NORTE RECBE OBRAS DA PREFEITURA.


COMUNIDADE DE SÃO JOÃO PITEIRAS RECEBEU UMA QUADRA DE ESPORTES E UMA CRECHE MUNICIPAL.
A Prefeitura Municipal de Chapada do Norte realizou na tarde/noite deste domingo (28/08/11) inaugurações de obras realizadas na Comunidade de São João Piteiras, localizada a aproximadamente 50 km da sede do município.
Foi inaugurada a Quadra Poliesportiva, um sonho antigo dos moradores, construída com recursos do Programa Travessia, uma parceria do Governo de Minas com a Prefeitura Municipal.
Na oportunidade foi inaugurada ainda a Creche Municipal Bom Jesus II, que irá atender crianças de 0 a 6 anos de idade. O prédio foi construído com estrutura adequada para atender a educação infantil na comunidade. São ótimas instalações, com salas amplas, quarto, banheiros e cozinha, além de um bom espaço para realização de atividades externas com as crianças entorno da creche.
Na inauguração estiveram presentes o prefeito Teco, o vice-paulinho e os vereadores, além de várias pessoas da comunidade e de outras localidades.
Durante a inauguração da Quadra aconteceram dois jogos de futebol entre São João Piteiras X São João Marques feminino e masculino. Teve também churrasco e um grande show de forró com a dupla Jânio e Garcia.

COPANOR VAI ASSUMIR ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES DO SEMIÁRIDO

 

Estatal se negava a atender comunidades com
menos de 200 habitantes

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), Bilac Pinto, anunciou, na visita da Comissão de Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais à pasta, que o Poder Executivo vai assumir, por meio do projeto estruturador "Vida no Vale", o abastecimento de água nas comunidades de até 200 habitantes localizadas nas regiões Norte e do Vale do Jequitinhonha. A visita, realizada na segunda-feira (29/8/11), na Sedru, teve o objetivo de entregar ao secretário o relatório da "Caravana do Jequitinhonha",
realizada pela comissão em maio deste ano.

Segundo o presidente da comissão, deputado André
Quintão (PT), a caravana registrou as precárias condições
de vida das comunidades rurais com menos de
200 habitantes, que estão excluídas do sistema
de abastecimento de água da Copanor, a subsidiária
da Copasa criada para atender o semiárido mineiro.

De acordo com o parlamentar, os locais visitados estão
sem água até mesmo para higiene, alimentação e
consumo. "Viemos cobrar providências e agilidade por
parte do Poder Executivo. O anúncio do secretário é
uma ótima notícia, mas temos que acompanhar as
ações práticas para que estas pessoas sejam
atendidas", ponderou.
O deputado Luiz Henrique (PSDB), que também participou
da visita, mostrou-se satisfeito com o resultado do
encontro. Para ele, é preciso que se reconheça o esforço
do Governo do Estado no atendimento às necessidades
do semiárido mineiro. "O 'Vida no Vale' é um grande
projeto, mas ainda precisa ser melhorado, especialmente
no que se refere às comunidades de até 200
habitantes. Esperamos que isso aconteça o quanto
antes", disse.


Compromisso - O secretário Bilac Pinto destacou a
iniciativa da comissão com o projeto "Caravana
do Jequitinhonha". De acordo com ele, o Poder
Executivo reconhece as reivindicações das regiões
desabastecidas. "Temos um projeto que está
sendo desenvolvido com a União, para que seja traçado
um diagnóstico das condições de água, esgoto e
resíduos sólidos das regiões Norte e do Jequitinhonha,
que irá atender as necessidades destas comunidades",
disse.

Retirado do Blog do Banu 

Corpo de torcedor corintiano é encontrado no Rio Tietê, em SP



Foi encontrado nesta segunda-feira, depois de 36 horas desaparecido, o corpo do torcedor corintiano Douglas Karin Silva, de 27 anos, morto durante uma briga com torcedores do Palmeiras, no domingo. Os dois times se enfrentaram em clássico pelo campeonato brasileiro. Parentes da vítima contam que chegaram até o local onde estava o corpo depois de ler na internet comentários de torcedores do Palmeiras sobre um corintiano jogado no rio Tietê. Com ajuda de amigos, os familiares passaram o domingo e a manhã de desta segunda-feira na busca.
- Ele era um cara muito família e o que fizeram com ele foi muito humilhante - diz o amigo da vítima, Diego Simões.
Antes de desaparecer, na madrugada de domingo, Douglas estava com amigos na sede da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians.
Em depoimento à polícia, um amigo que estava com Douglas disse que um grupo de corintianos saiu para se encontrar com integrantes da torcida organizada do Palmeiras para uma briga. Douglas e dois amigos estavam nesse grupo. Acabaram se perdendo e foram surpreendidos por torcedores da Mancha Verde. Os amigos conseguiram fugir. Douglas teria sido espancado e morto pelo grupo.
O pai de Douglas diz que conhece um dos agressores.
- Inclusive um dos responsáveis conhecia ele. Jogou bola com ele e até morou lá na vila. Todo mundo conhece esse cara - disse o pai da vítima, Antônio Cardoso Silva.
Segundo o pai, nas mensagens postadas na internet, o grupo de torcedores palmeirenses estava comemorando que haviam matado um corintiano.
Fonte:  O Globo
Enviado por Edinaldo Soares

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cruzeiro vence com dois de Montillo e deixa o Atlético em situação ainda pior


TODOS OS DETALHES DO CLÁSSICO
Faltava uma atuação de gala para Montillo contra o Atlético. Ela aconteceu neste domingo, na Arena do Jacaré. O camisa 10 marcou duas vezes – uma com direito a falha de Renan Ribeiro. Foi a primeira vitória do argentino contra o rival, que agora fica em situação ainda mais complicada no Campeonato Brasileiro. Fillipe Soutto foi o autor do gol alvinegro e o placar foi de 2 a 1.

O Atlético segue com 15 pontos e na penúltima posição. O Cruzeiro voltou para a parte de cima da tabela e agora é o 7º lugar, com 27 pontos. Na próxima rodada, o Galo visita o Atlético-PR na quarta-feira, às 20h30. No mesmo dia e horário, a Raposa recebe o Figueirense.

Início de jogo com vantagem celeste

Logo aos dois minutos, o Atlético animou a sua torcida com uma jogada pela esquerda. Eron cruzou rasteiro e Guilherme finalizou de primeira. A bola foi para fora. A resposta veio cinco minutos depois com Wellington Paulista. O camisa 9 da Raposa chutou de fora da área mas também não deu trabalho.


Os dois times buscavam o gol, que chegou aos 12 minutos com Montillo. O meia penetrou na área adversária e recebeu ótimo passe em profundidade de Wellington Paulista. A posição era duvidosa, mas o camisa 10 bateu toda a defesa alvinegra, incluindo o goleiro Renan Ribeiro, em velocidade, e abriu o placar. A comemoração foi inovadora. No lugar da tradicional cavalgada, o armador tirou a sua chuteira e usou como microfone para uma dança.

Dois minutos depois do gol celeste, o Galo teve grande oportunidade para chegar ao empate. Serginho chegou na linha de fundo e fez bom cruzamento por baixo. Ninguém conseguiu desviar. O Cruzeiro também fez boa jogada pela direita com Anselmo Ramon, que finalizou aos 19 minutos mas Renan Ribeiro defendeu.

Alteração em campo e de postura

A partir dos 21 minutos, Wellington Paulista deixou o gramado machucado e Joel Santana escolheu Charles para substituí-lo, abrindo mão de um esquema mais agressivo e deixando opções como Sebá e Ortigoza no banco. O quadro da partida, que se mostrava de equilíbrio, foi ligeiramente modificado.

O Cruzeiro teve apenas uma oportunidade a partir da troca, com cabeceio de Montillo que Renan Ribeiro defendeu.

Contudo, a defesa celeste conseguiu se segurar, até porque o time alvinegro demonstrava pouca inspiração e poder de fogo, com a escalação de três volantes e apenas Caio na armação. Os melhores lances foram pela direita, com dois cabeceios de André, aos 25 e aos 43 minutos, que Fábio conseguiu defender.

Retorno com mais qualidade e empate


Para a segunda etapa, Cuca apostou na ofensividade para furar o bloqueio de Joel Santana. Daniel Carvalho e Neto Berola foram acionados nos lugares de Caio e Eron, respectivamente. Richarlyson foi para a lateral esquerda.

O Atlético continuou mais incisivo e agora demonstrava mais qualidade com as alterações. Aos 11 minutos, veio o empate. Fillipe Soutto acertou um chute longo no ângulo de Fábio, que nem pulou e ficou só no golpe de vista. Apesar de ter três volantes, o meio do Cruzeiro não pressionou o camisa 25 do Galo, que aproveitou.

Enquanto o Cruzeiro tentava voltar a incomodar a defesa alvinegra, o Atlético voltou a assustar aos 25 minutos. Depois de cruzamento da direita, André ajeitou de cabeça e Magno Alves acertou um chute certeiro, que estourou no zagueiro Naldo.

Montillo brilha e Raposa comemora


O ritmo do segundo tempo foi acelerado. Atlético e Cruzeiro mostravam determinação em buscar a vitória. Contudo, foram poucos lances de real perigo para as duas defesas.

Mas Montillo se consagrou na partida ao marcar o gol da vitória aos 42 minutos. Ele arriscou chute longo e conseguiu vencer Renan Ribeiro, que falhou no lance.

Atlético 1 x 2 Cruzeiro


Atlético
Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Leonardo Silva e Eron (Neto Berola, intervalo); Pierre, Richarlyson, Fillipe Soutto e Caio (Daniel Carvalho, intervalo); Guilherme (Magno Alves, 17min do 2ºT) e André.
Técnico: Cuca

Cruzeiro
Fábio; Vitor, Naldo, Leo e Diego Renan (Gilberto, aos 44min do 1ºT); Fabrício, Marquinhos Paraná, Roger (Ortigoza, 27min do 2ºT) e Montillo; Anselmo Ramon e Wellington Paulista (Charles, 21min do 1ºT).
Técnico: Joel Santana

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Data: 28/08/2011, às 18 horas
Gols: Montillo (CRU), aos 12min do 1ºT e aos 42min do 2ºT; Fillipe Soutto (ATL), aos 11min do 2ºT
Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho (Fifa/SP)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Helbert Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Serginho (ATL) e Naldo, Roger, Fabrício, Fábio e Montillo (CRU)
Cartão vermelho: Não houve
Pagantes: 16.720
Renda: R$ 85.640,00


sábado, 27 de agosto de 2011

CRUZEIRO VENDE DUDU, EO DESMANCHE CONTINUA.


O sucesso do armador Dudu, de 19 anos, no Campeonato Mundial Sub-20 rendeu de imediato mais retorno financeiro para o Cruzeiro: 5 milhões de euros (cerca de R$ 11,6 milhões). Foi quanto o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, pagou para levar a promessa celeste, revelada na categoria de base, à qual chegou em 2005 para jogar no mirim. O acerto foi ontem. Os dirigentes ucranianos passaram o dia na Toca, assinaram todos os documentos da negociação e no final da tarde a venda já estava concluída. Imediatamente, Dudu foi retirado da lista dos jogadores relacionados pelo técnico Joel Santana para o clássico de amanhã, contra o Atlético, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Há quase uma semana o jogador tinha conhecimento do interesse do Dínamo, mas preferiu seguir os treinamentos para manter a forma. Joel Santana chegou a admitir ontem que ele faria parte do jogo: “Como é arisco e sabe jogar, posso utilizá-lo como armador ou atacante. Jogador com a sua capacidade joga do meio campo para frente em qualquer lugar”.

Dudu não escondia a felicidade: “Proposta irrecusável para o Cruzeiro, e eu vou poder garantir parte do meu futuro. Mas quem me conhece sabe perfeitamente que desejo muito mais. Agora é mostrar o que sei na Ucrânia. Vou jogar bem lá e seguir os passos para disputar a Olimpíada e, quem sabe, em breve, estar também na Seleção principal. Gosto dos desafios”. O contrato será de cinco anos. A viagem está prevista para segunda-feira, e a apresentação ao novo clube, na terça-feira.

Dudu, natural de Goiânia (GO), entra para a lista dos jogadores celestes que foram negociados neste ano (veja quadro). A diretoria descarta novas vendas. Entre os alvos de clubes russos e italianos estaria o armador Montillo.

O atleta goiano disputou 26 jogos e marcou três gols pelo Cruzeiro. Foi lançado pelo técnico Adílson Batista. Sua estreia ocorreu na derrota por 3 a 1 para o Palmeiras, em 14 de junho de 2009, no Parque Antártica, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. No ano passado foi emprestado ao Coritiba, a pedido do técnico Ney Franco, que o levou também para a Seleção Brasileira. Dudu parte com dois títulos: campeão Brasileiro da Série B 2010, pelo Coritiba, e Mineiro de 2011.

JOGO Apesar de muitos mistérios, com Joel Santana afirmando que só vai anunciar a formação amanhã, em Sete Lagoas, o Cruzeiro está definido para o clássico. Ontem houve mais uma atividade para acertar o posicionamento da defesa e do ataque no jogo aéreo. Não foi como o técnico desejava, mas ele se dizia satisfeito: “Trabalhamos pelo menos uns 60% do que precisávamos. Mas foi bom, porque tivemos uma semana inteira de preparação”.

Caso haja uma surpresa na formação, será no meio-campo, com três volantes: Marquinhos Paraná, Fabrício e Charles, este tomando o lugar do armador Roger. Fortaleceria a marcação, mas se perderia qualidade técnica. Porém, Joel tem olhos mais voltados para a defesa: “O importante é não levar gols. E quando for lá na frente fazer o suficiente para conseguir uma vantagem”. Essa será a cartilha para o confronto de amanhã.

Fonte: Portal Uai

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

MINAS PODE DAR DESCONTO NO IPVA PARA CONTRIBUINTE QUE PEDIR NOTA FISCAL


Minas Gerais quer repetir um programa que faz muito sucesso em São Paulo. Está em tramitação na Assembléia Legislativa um projeto que dá vantagens ao consumidor que exigir a nota fiscal. Se a proposta virar lei, o contribuinte vai poder ganhar até desconto no IPVA.  

Combater a informalidade e devolver ao cidadão parte do imposto pago por mercadorias ou serviços. Esses são objetivos do Programa Nota Fiscal Paulista, da Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo, apresentado pelo coordenador de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária, Evandro Luís Freire, em reunião extraordinária da Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião ocorreu a pedido do deputado Gustavo Valadares (DEM), para colher informações para o Projeto de Lei (PL) 1.271/11, de sua autoria, que dispõe sobre política de estímulo à cidadania fiscal em Minas Gerais.

Conforme Evandro Luís Freire, o Programa Nota Fiscal Paulista foi criado pela Lei 12.685, de 2007, com o objetivo de incentivar a exigência do documento fiscal por parte do consumidor. Para isso, o governo devolve aos consumidores até 30% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) recolhido pelo estabelecimento. O consumidor deve informar o CPF ou CNPJ no momento da compra para receber os créditos.

Os valores podem ser depositados em conta corrente ou poupança ou usados para quitar parte do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Em compras que geram poucos créditos ou cujos produtos contam com substituição tributária, o cidadão tem direito a receber um bilhete, a cada R$ 100 em compras, para concorrer a prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 10 e R$ 50 mil.

Há, ainda, a possibilidade de doar as notas a entidades de assistência social ou da área de saúde, para que elas se cadastrem na Fazenda, enviem a nota eletronicamente e resgatem os créditos. Para todos os casos, os valores ficam disponíveis por cinco anos e a liberação ocorre em abril e outubro.
Fonte: Rádio Itatiaia/ALMG
25 de Agosto de 2011 por Débora Ferreira

MAIS DE 40% DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO LEÊM SATISFATORIAMENTE


Dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental no último semestre, mais de 40% não aprenderam a ler em um nível esperado para essa etapa escolar. Isso significa que não dominam bem atividades como localizar informações em um texto ou o tema de uma narrativa.

São dados mostrados pela Prova ABC, teste com o objetivo de avaliar o nível de aprendizado das crianças no início da vida escolar, após os três primeiros anos de estudo. A avaliação foi aplicada no primeiro semestre deste ano a 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e privadas de todas as capitais do país.

A prova é uma parceria do movimento Todos Pela Educação, do Instituto Paulo Montenegro/Ibope, da Fundação Cesgranrio e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A avaliação utilizou a mesma escala de desempenho adotada pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), exame aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) aos alunos do 5° e 9° do ensino fundamental.

Os alunos que participaram da prova fizeram uma redação para avaliar competências como coesão, coerência e adequação do texto ao tema proposto, além da observação das normas ortográficas e de pontuação. O desempenho esperado, em uma escala de 0 a 100, era de pelo menos 75 pontos. Mas a média nacional foi 68,1, sendo a nota dos alunos das escolas públicas seis pontos inferior a essa média e a dos estudantes da rede privada, 18 pontos superior.

Enquanto os alunos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste tiveram desempenho acima da média nacional – chegando a 197 pontos no Sul – os do Norte e Nordeste atingiram, respectivamente, 172 e 167 pontos. Os resultados também variam entre as escolas públicas
e particulares: a média dos estudantes da rede pública foi 175,8 pontos, contra 216,7 entre os da rede privada.

Foi avaliado ainda o conhecimento dos participantes em matemática, cuja média nacional foi 171,1 pontos - abaixo do nível determinado como aprendizado adequado. O aluno precisaria atingir 175 para ser considerado apto a resolver problemas envolvendo notas e moedas, além de dominar a adição e a subtração. Apenas 42% do total dos avaliados atingiram esse patamar.

Fonte: Rádio Itatiaia / Agência Brasil
25 de Agosto de 2011 por Ana Carolina Dias

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Distrito de Boa Vista, Município de Chapada do Norte, recebe curso de Tapete de Arraiolo

Jovem Divana e seus primeiros pontos em arraiolo

O distrito de Boa Vista, localizado a 23 KM da sede do município de Chapada do Norte recebeu na tarde desta quarta-feira (24 de agosto) o curso de capacitação para confecção de tapete de arraiolo.
O curso está atendendo 35 mulheres, que buscam no artesanato uma fonte de renda, e está sendo ministrado pela artesã Vânia Salis e sua equipe do Ponto do Arraiolo da cidade de Diamantina/MG.
Vereador Zé Neto e Artesã Vânia Salis na abertura do curso
Tapete de arraiolo feito em Diamantina/MG

A capacitação faz parte de um projeto da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, coordenado pelo vereador Tim de Santa Rita, que visa capacitar os moradores das comunidades, para aprender um ofício, levando em consideração as características e a peculiaridade de cada localidade. Este projeto já atendeu o distrito de Cachoeira do Norte com um curso de aperfeiçoamento na área de corte e costura e visa ainda atender o distrito de Santa Rita com um curso de marcenaria e artesanato; a Comunidade do Cuba com um curso de artesanato de palha de milho e bordado/crochê; a Comunidade da Agrovila (Vargem do Setúbal) com um curso de artesanato em taquara e cipó; e visa também resgatar o grupo de tapete de arraiolo da sede do município.
Os artesãos formados pelas capacitações receberão todo o material por parte da Prefeitura para iniciarem as suas produções e a partir das primeiras vendas de seus produtos passarão a “caminhar com suas próprias pernas”, mas receberão todo o apoio da Prefeitura para participação em feiras de artesanato e na divulgação de seus produtos para o mundo todo.

GOVERNO DE MINAS INICIA SEGUNDA FASE DO PROGRAMA CONTA COM A GENTE


Lançado em 2009 pelo Governo de Minas, o Programa tem como objetivo apoiar as entidades e organizações de Assistência Social do estado através de suporte no pagamento de conta de água/esgoto (Copasa) e Luz (Cemig).

O Programa prevê duas ações:
·       Subvenção – todas as entidades sociais têm direito a um desconto imediato de 25% na conta de água/esgoto (Copasa) e luz (Cemig). Para tanto, precisa apenas ter o Certificado de Regularidade de Entidade Social atualizado junto à Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDESE nos telefones (31) 3916-8250 ou 3916-8251.

·       Apadrinhamento – através desse mecanismo o governo pretende criar uma grande rede de solidariedade na qual o cidadão, o empresário, o comerciante de uma cidade possa dar o seu apoio a uma entidade social de sua escolha. Basta para tanto que a pessoa interessada entre em contato com a entidade e autorize, em documento próprio a Cemig/Copasa a cobrar, todo mês, na sua conta ou da empresa, um pequeno valor da conta da entidade escolhida. Informações nos sites www.contacomagente.mg.gov.br.

Maiores informações na Prefeitura Municipal de Chapada do Norte (33) 37391423 falar com Carlos/Tim

BLOGS SÃO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA 28% DOS BRASILEIROS, DIZ PESQUISA


Pesquisa CNT/Sensus sobre popularidade do governo apura pela primeira vez o peso da blogosfera como fonte de informação. Dos entrevistados, 16% dizem recorrer a blogs de notícias "sempre" e 12%, "às vezes". "Números são muito expressivos", diz analista. Quase 20% da população pretende ter acesso à internet em até 12 meses.

Os blogs de notícias são uma fonte de informação permanente para 16% dos brasileiros, cerca de 21 milhões dos 135 milhões de eleitores que estavam aptos a votar na eleição do ano passado. Outros 12% da população recorrem à blogosfera “às vezes”, o equivalente a 16 milhões de eleitores.

Os dados fazem parte de uma pesquisa periódica sobre a popularidade do governo feita pelo instituto Sensus a pedido da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). A mais recente edição foi divulgada na última terça-feira (16/08). Foi a primeira vez que o levantamento tentou descobrir os hábitos dos brasileiros na internet.

“A blogosfera tem sido crescentemente uma fonte de informação. Vinte milhões de eleitores usando a internet para se informar sempre é muita coisa”, disse à Carta Maior o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes. “Eu, por exemplo, aposentei o jornal escrito.”

A pesquisa buscou apurar também a penetração das três redes sociais mais populares no Brasil, as quais funcionam de alguma forma como fonte de informações ou meio de fazê-las circularem. Entre os entrevistados, 27% declararam que têm Orkut, 15%, que têm Facebook e 8%, Twitter.

Para Ricardo Guedes, de maneira geral, os números revelam uma penetração “muito expressiva” das redes sociais.

A CNT informou, por meio da assessoria de imprensa, que a inserção deste tipo de assunto na pesquisa não teve nenhuma razão especial. Segundo Ricardo Guedes, é importante ter a dimensão do peso da blogosfera e das redes sociais porque elas cada vez mais ajudam a formar a opinião das pessoas e dos eleitores.

De acordo com a pesquisa, 25% dos brasileiros (33 milhões de eleitores) dizem usar a internet “diariamente”, enquanto 10% utilizam “alguns dias por semana”. Há ainda 19% que disseram que não tem internet nem em casa, nem no trabalho, mas que pretendem ter nos próximos 12 meses.
Fonte: Carta Maior
 Retirado do Blog do Banu

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PAIS PEDEM A SUSPENSÃO DO ENEM ESTE ANO





Governo faz nova proposta aos professores em greve.
O Governo Estadual tenta mais uma cartada para convencer os professores da rede estadual a acabar com a greve que teve início em 8 de junho. O governador Antonio Anastasia enviou para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais um projeto de lei que visa corrigir as distorções do subsídio.

De acordo com a secretária Estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola, várias vertentes serão modificadas. "Nós vamos corrigir o posicionamento, a forma de fazer a aplicação dos aumentos, a situação dos diretores, a forma de passar de um nível para o outro e, principalmente, resgatar o tempo de efetivo de cada profissional. Quando eles foram posicionados no subsídio foi estabelecido o valor financeiro mais 5%. Na verdade o subsídio tem essa distorção: uma pessoa mais nova pode estar na mesma letra e no mesmo nível de um profissional com mais tempo de exercício", explicou.

De acordo com o presidente da Federação das Associações de Pais e Alunos de Escolas Públicas de Minas Gerais (Fapaemg), Mário de Assis, a suspensão do Enem é necessária, uma vez que os alunos da rede estadual de ensino já estão prejudicados. "Solicitamos ao MEC, a presidência da República e ao Supremo, através de oficio, a suspensão da prova do Enem, já que os alunos de Minas estão prejudicados em relação aos alunos do Brasil", afirmou.

Uma nova reunião nesta quarta-feira (24), no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 14h, irá definir o rumo da greve dos professores.  A última reunião realizada na terça-feira (16) no Ministério Público, com a presença do Procurador Geral de Justiça Alceu Torres, a Secretária do Planejamento Renata Vilhena, a Secretária de Educação Ana Lúcia Gazola e a Presidente do Sindute Beatriz Cerqueira, terminou sem acordo.
Fonte: Rádio Itatiaia

23 de Agosto de 2011 por Débora Ferreira


VILA SÃO JOSÉ VAI RECEBER ÁGUA TRATADA PELA COPANOR.

Homens e máquinas da Stemag executando a obra

A Stemag Engenharia, empresa prestadora de serviços para a COPANOR, iniciou os trabalhos de expansão de rede de abastecimento de água, do distrito de Santa Rita do Araçuaí até a Vila São José.
Serão cerca de mil metros de rede, para atender 20 famílias na Vila São José. O projeto deve atender ainda os moradores do Córrego Manoel José que não tem água tratada em casa.
A falta de água potável é um grave problema que os moradores da Vila São José enfrentam desde muitos anos atrás, e agora, com a cobrança da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte e do vereador Tim junto aos dirigentes da COPANOR o problema está muito Próximo de ser resolvido.
A previsão da STEMAG é que dentro de poucos dias a rede esteja concluída e os relógios sejam instalados nas residências.

domingo, 21 de agosto de 2011

EX-PRESIDENTE LULA PARTICIPA DE FORMATURA NA CIDADE DE ARAÇUAÍ


De passagem por Minas Gerais desde essa quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve nesta sexta (19 de agosto) no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha. Depois de um ano após a inauguração do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM), Lula retornou à cidade para ser patrono da primeira turma de 210 estudantes. Em discurso aos formandos, o petista disse que a educação é o meio importante para transformar o quadro econômico e social da região. “Mais do que ninguém, sei bem como um diploma como este pode mudar a vida de um jovem. Não esqueço o dia em que recebi meu diploma como torneiro mecânico no Senai. São as iniciativas como essa que podem mudar a realidade da região”, destaca.


No evento estiveram presente os deputados Federais Reginaldo Lopes e Leonardo Monteiro, e do Estadual Luis Henrique, além de diversos prefeitos e vereadores da região, além da eterna Maria do Carmo "Cacá". Porém, o atual prefeito municipal de Araçuaí "DR. AÉCIO" não esteve presente, aonde o mesmo mandou o prefeito de Virgem da Lapa "DIM" o representar.

Continue lendo:


Fonte: Marcelo Fonseca (Estado de Minas)

Enviado por Irã Pinheiro – Engenheiro Agrônomo da Cidade de Araçuaí 

GAROTA REGIONAL 2011 – DEZ ANOS DE TRADIÇÃO

Neste sábado (20 de agosto de 2011) o distrito de Santa Rita do Araçuaí, Município de Chapada do Norte viveu as emoções dos 10 anos da Festa da Garota Regional.
5 garotas subiram a passarela e mostraram todo charme e beleza em busca do título da Garota Regional 2011.
Uma grande estrutura de palco, som e barzinhos foi montada para atender a galera.
Um grande público esteve presente ao evento e após o encerramento do desfile se agitaram ao som da Banda Kurtição de Capelinha, que fez um show inédito e muito animado.

As Garotas que deram um show na passarela:



Jucimara Caldeira Pereira
Localidade: São João Marques
Idade: 17 anos
Classificação: 5º Lugar


Aguimara Alves
Localidade: Santa Rita
Idade: 17 anos
Classificação: 4º Lugar




Isabela Praxedes Ferreira
Localidade: Chapada do Norte
Idade: 16 anos
Classificação: 3º Lugar


Luciana Miranda
Localidade: Santa Rita
Idade: 14 anos
Classificação: 2º Lugar



Andréia Gomes Figueiredo
Localidade: Cachoeira do Norte
Idade: 18 anos
Classificação: 1º Lugar


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

UNIDOS CONTRA A MISÉRIA.



Os governadores dos quatro estados do Sudeste acertaram, nesta quinta-feira (18), com a presidente Dilma Rousseff um compromisso com o plano Brasil sem Miséria. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, a região mais rica do país, o Sudeste, tem 2,7 milhões habitantes que ainda vivem na extrema pobreza.
A presidente foi recebida no Palácio dos Bandeirantes pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e cumprimentou, afetuosamente, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ato era multipartidário. Estavam presentes o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do PSB, o governador do Rio, Sérgio Cabral, do PMDB, e governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, que assim como Alckmin é do PSDB. Governo e oposição prometeram se unir no combate à miséria.
“Identifico, aqui, um marco. Ultrapassamos o período de disputas para unir esforços em prol dos que mais precisam do Brasil, senhora presidente”, declarou Geraldo Alckmin.
São Paulo juntou o programa estadual Renda Cidadã com o Bolsa Família, do Governo Federal, em um único cartão. A meta é atender 1 milhão de pessoas com renda abaixo de R$ 70. Rio de Janeiro e Espírito Santo já haviam feito essa unificação. A negociação com Minas está em andamento.
Foi assinado também um acordo com a Associação Brasileira dos Supermercados para compra de produtos de agricultores familiares. E as empresas de eletricidade se comprometeram a usar sua estrutura nacional para ajudar a localizar as famílias de baixa renda sem acesso a programas sociais, pessoas sem meios de procurar o auxílio do governo.
“Não é mais o pobre correndo atrás da ajuda do Estado, é o Estado chegando onde a pobreza está”, garantiu a presidente Dilma Rousseff.
Para Dilma Rousseff, os programas de transferência de renda, ao aumentar o consumo das famílias, fortalecem o Brasil diante da crise financeira na Europa e nos Estados Unidos. “É criar um mercado interno sólido, é ter recursos para enfrentar as turbulências monetárias e financeiras que podem nos atingir”, explicou.
No discurso, a presidente fez uma rápida alusão às demissões e renúncias no governo após acusações de corrupção. Ela disse uma palavra que tem sido muito usada na referência a esses episódios. A palavra "faxina". “Como usa a imprensa, a verdadeira faxina que esse país tem de fazer é a faxina contra a miséria”.

Fonte: Jornal Nacional 18/08/2011

CBF AMEAÇA DIVULGAR ÁUDIO COMPROMETEDOR DE DIRETOR DA TV GLOBO



A decisão de noticiar os escândalos envolvendo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Ricardo Teixeira poderá causar problemas à Rede Globo. É o que afirma a coluna de Ricardo Feltrin, editor do site de entretenimento F5, hospedado na Folha. Segundo ele, surgiram indícios de que a CBF tem em mãos gravações de diálogos que comprometeriam Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes. As gravações foram captadas de maneira não-autorizada, a partir de ligações telefônicas que revelariam quando e como a emissora carioca manipulou o horário de partidas e da seleção, para atender a seus interesses particulares.

Vingança
Em sua coluna, Feltrin comenta que o presidente da CBF Ricardo Teixeira teria gravações que revelam como Campos Pinto e seus comandados agiram nos últimos anos. “Fonte desta coluna, que pede anonimato, informa que as gravações teriam diálogos permeados de arrogância, prepotência e desprezo completo de Campos Pinto e seus subordinados pela concorrência. Inclusive uma das gravações mostraria emissários da Globo usando termos chulos contra Record e até contra a Band, que hoje é parceira da Globo no futebol”, escreveu o jornalista.

Maus lençóis


Marcelo Campos Pinto também enfrenta problemas em seu ambiente de trabalho, informa o colunista da Folha. Feltrin afirma que os desafetos que o diretor da Globo Esportes conquistou dentro da Globo o culpam pelo fato de a emissora ter perdido a transmissão das Olimpíadas de Londres 2012 para a Record. Para esses executivos, de acordo com a Folha, a "soberba" do executivo o impediu de avaliar a situação corretamente, fazendo com que subestimasse a concorrente.

A Globo informou por meio do CGCom que não irá se manifestar a respeito, a não ser que a situação seja concreta. Procurado pelo F5, o assessor do presidente da CBF, Rodrigo Paiva, não atendeu o contato.
A ameaça de Teixeira de divulgar as gravações não teria como objetivo apenas vingá-lo do que ele considera “traição” por parte da Globo. O presidente da CBF pretende colocar a emissora em uma saia-justa junto à imprensa e às concorrentes.

Contra-ataque


Fonte: Comunique-se
Enviado por Edinaldo Soares

terça-feira, 16 de agosto de 2011

GALO CONTRATA VOLANTE PIERRE.



O técnico Cuca fez o pedido no domingo e foi atendido pela diretoria do Atlético nesta terça-feira. Depois da derrota por 3 a 0 para o Coritiba, na capital paranaense, o treinador desceu do carro para conversar com alguns torcedores que estavam no local e deixou escapar que o volante Pierre, do Palmeiras, poderia ser o primeiro reforço contratado a seu pedido pelo Galo.

Pierre já está em Belo Horizonte e realizou os primeiros exames médicos numa clínica particular da cidade. O jogador conversou com o Superesportes após os exames e disse que está muito feliz pela possibilidade de voltar a trabalhar com o técnico Cuca, que o dirigiu no Paraná. "Tenho um carinho enorme pelo Cuca. Estou bem fisicamente e vou me sentir em casa em Belo Horizonte, pois já conheço alguns jogadores do grupo do Atlético".

O volante, de 29 anos, estava insatisfeito no Palmeiras. Pouco aproveitado por Luiz Felipe Scolari, ele não escondia seu desejo de deixar o Verdão. Sua última partida pelo time paulista foi no dia 10 de julho, contra o Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Com Felipão, o volante, às vezes, não era relacionado nem para o banco.

Fonte: Portal Uai

CRUZEIRO CONFIRMA CONTRATAÇÃO DO ATACANTE KEIRRISON.


O diretor de futebol do Cruzeiro, Dimas Fonseca, confirmou na manhã desta terça-feira que o atacante Keirrison defenderá o time celeste no restante do Campeonato Brasileiro. O jogador chega por empréstimo junto ao Barcelona até 31 de dezembro.

“O Keirrison está fechado. Ele se apresenta amanhã (quarta-feira) em Belo Horizonte para fazer os exames médicos. Na quinta-feira, eu volto de Curitiba para que a gente assine o contrato”, explicou Dimas Fonseca.

O Cruzeiro não precisará desembolsar qualquer valor pela negociação. Parte dos salários do atacante serão custeados pelo Barcelona, que detém os direitos econômicos do jogador de 23 anos.

Na negociação, antecipada pelo Superesportes, no último dia 10, a diretoria cruzeirense contou com o apoio do Santos, equipe que Keirrison defendeu no primeiro semestre. Para que o atacante chegasse à Toca da Raposa, ele precisou ser reemprestado pelo Barcelona ao clube paulista, que o repassou ao Cruzeiro.

Nesta terça-feira, conforme informou o empresário de Keirrison, Marcos Malaquias, o atacante
está em Santos para tratar da documentação necessária para que ele se transfira para o clube celeste.
Histórico


Keirrison surgiu com grande destaque no Coritiba, o que lhe rendeu uma transferência para o Palmeiras em 2008. Após um bom início de temporada em 2009, o atacante foi vendido ao Barcelona por 14 milhões de euros. Apesar da grande expectativa sobre seu futebol, Keirrison não conseguiu se firmar no clube catalão e foi emprestado ao Benfica, à Fiorentina e ao Santos, igualmente sem sucesso em todos eles.
Fonte: Portal Uai