QUE NADA NOS DEFINA. QUE NADA NOS SUJEITE. QUE A LIBERDADE SEJA A NOSSA PRÓPRIA SUBSTÂNCIA.
Simone de Beuvoir

sábado, 30 de julho de 2011

EX JOGADOR DO PALMEIRAS É O NOVO TÉCNICO DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DO PARAGUAI.



Cinco dias depois de o Paraguai cair por 3 a 0 diante do Uruguai na final da Copa América, na Argentina, Gerardo Martino pediu demissão do cargo de técnico da seleção do país. E, de imediato, a Associação Paraguaia de Futebol anunciou Francisco Arce, ex-jogador de sucesso no Grêmio, no Palmeiras e na própria seleção, como substituto para a função.
Após a decisão da competição continental, no último domingo, Martino já havia dito que ainda não havia decidido se seguiria na seleção paraguaia. O argentino estava no comando há mais de quatro anos, tendo como principais feitos a passagem às quartas de final da última Copa do Mundo e a surpreendente classificação à decisão da última Copa América, mesmo sem o país ter conquistado uma única vitória em sua campanha.
"Deixo de ser treinador do Paraguai a partir desta data", confirmou Martino em entrevista coletiva nesta sexta, na qual ele alegou não ter ficado satisfeito com o desenvolvimento da seleção paraguaia após a disputa da Copa de 2010, fato que motivou sua demissão. "Depois do Mundial imaginávamos um cenário de maior crescimento", admitiu.
Martino ainda assumiu a culpa pelo desempenho ilusório do Paraguai na última Copa América, na qual o país só avançou à final após eliminar Brasil e Venezuela nas cobranças por pênaltis. "O rendimento do time foi bom, mas não como nós queríamos e isso é responsabilidade da comissão técnica", acrescentou, para depois enfatizar: "Tivemos bons resultados, mas o rendimento foi ruim nos últimos tempos. Não podemos ficar com os resultados (obtidos) porque isso seria um erro".
O treinador, porém, não deixou de elogiar seus ex-comandados e de ressaltar o peso que teve a sua passagem na seleção paraguaia. "o Paraguai tem um grupo de jogadores que sempre deram o seu melhor. Foram quatro anos e meio únicos e irrepetíveis. Desejo o melhor para o Paraguai e para os jogadores", finalizou Martino, que chegou a ser cotado para assumir a seleção argentina, mas o seu país optou pela contratação de Alejandro Sabella para o cargo.
Com pouca experiência como treinador, o ex-lateral-direito Arce vinha comandando o modesto time do Rubio Ñu, da primeira divisão Paraguai. A escolha pelo seu nome para o cargo pode ser considerada uma grande surpresa, mas ele assume o novo desafio com o status de quem defendeu o Paraguai como jogador em duas Copas do Mundo, em 1998 e 2002.
"Não tenho muito tempo a perder", disse Arce, que terá como primeiro grande desafio a disputa das Eliminatórias do Mundial de 2014. "Eu vou começar a olhar as imagens dos jogos locais e de algumas figuras novas que já estão na seleção para ir armando nosso programa (de preparação), pois em outubro começam as Eliminatórias", acrescentou.
 Fonte: Site do Yahoo

GOLEIRO DO CRUZEIRO É FLAGRADO EM EXAME ANTIDOPING


Depois do flagra em um exame antidoping, o goleiro Rafael, do Cruzeiro, terá de cumprir suspensão pelos próximos 15 dias. A decisão partiu do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mineira de Futebol (TJD-FMF), que optou pela medida preventiva até que seja marcado um julgamento para o jovem arqueiro.
O jogador teve o doping caracterizado pelo uso da substância predinisona, componente de um colírio utilizado por Rafael para tratar de uma conjuntivite bacteriana. O exame foi realizado no último dia 1º de maio, após o jogo das semifinais do Campeonato Mineiro contra o América-TO. A previsão é de que o goleiro seja julgado nos próximos 30 dias.
Sendo assim, Rafael está fora do jogo contra o Botafogo, neste sábado, às 18h30, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Douglas Pires foi relacionado para substituir o arqueiro no banco de reservas da partida. As informações são do jornal O TEMPO Online.

Fonte: Novo Jornal

sábado, 16 de julho de 2011

O VALE DO JEQUITINHONHA E SUAS DELICIOSAS TRADIÇÕES.



A maioria das pessoas que não conhecem o Vale do Jequitinhonha tem como referência nossas carências e necessidades (que não são poucas, é verdade), e desconhece a grande “riqueza” que o nosso povo tem. Nossas manifestações culturais: Folia de Reis, Tambor, Congado e etc..., nosso artesanato: de palha de milho, de Couro, de barro entre vários outros, realmente chama atenção e nos dar a certeza que temos um grande patrimônio.

Esta semana chamou a minha atenção uma tradição antiga da nossa região e que vem se perdendo ao longo do tempo. Fazer “quitanda” no forno à lenha. A ciência de buscar a lenha próximo a casa, o controle absoluto da temperatura do forno sem usar nenhum aparelho, a organização das fôrmas, feitas de latas de óleo, o capricho no “varrer” o assoalho do forno, tampar os suspiros com folhas ou panos; tudo isso faz um simples biscoito ter um valor cultural muito grande.

momento em que o forno é varrido


O Forno no momento em que as fôrmas são colocadas

Nesses fornos são feitos biscoito de goma, broa de fubá, biscoito de doce, pão de sal, pão de doce entre outras quitandas e tudo feito com receita caseira, tradição que passa de mães para filhas.
Dona Santa preparando o forno a lenha

Dona Santa na Comunidade de Ribeirãozinho, a 50 KM de Chapada do Norte, cuida com carinho do forno, preparando algumas quitandas que vão ser levadas para o interior de São Paulo para a festa de casamento de alguém da família que mora lá.

No distrito de Santa Rita do Araçuaí, a 12 KM de Chapada do Norte estão as duas irmãs Eva e Fátima, que não perdem a tradição deixada por sua mãe Rita Etelvina e faz deliciosas quitandas para consumo próprio e para encomendas.
As irmãs fazem questão de compartilhar aquilo que aprendeu, nos passou duas receitas de quitandas e você pode conferir abaixo:

BISCOITO DOCE

1 KG de goma de mandioca
06 ovos caipira
Raspa da casca de 1 limão
250 g de margarina
1 colher e meia de fermento em pó
250 ml de óleo de soja

BISCOITO DE GOMA ESCREVIDO

01 KG de goma
250 ml de banha de porco
12 ovos caipira
50 g de erva doce
01 colher de sal
250 ml de água

O modo de fazer você pode aprender pelo telefone: (33) 37394062.



 
 

sexta-feira, 15 de julho de 2011

ESCOLINHA DE FUTEBOL DE CHAPADA DO NORTE VEM SENDO UM EXEMPLO.

MOMENTO EM QUE OS ALUNOS RECEBERAM CHUTEIRAS

A Escolinha de Futebol de Chapada do Norte é um ousado projeto da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte em parceria com o América Futebol Clube de Belo Horizonte/MG.
Hoje são 125  crianças e jovens na faixa etária de 08 a 14 anos, que freqüentam o Núcleo três vezes por semana. No Núcleo os alunos recebem treinos técnicos, físicos e táticos sobre o futebol. Recebem também orientações sobre conduta na sociedade, religiosidade, disciplina na escola entre outros temas.
No início do projeto todos os alunos receberam um kit composto por Camiseta, Short e meia. Mas alguns alunos não possuíam chuteiras. Por isso a Prefeitura teve a iniciativa de doar um par de chuteiras e um par de luvas de goleiro para aqueles que não dispunham dos objetos.
Três professores atuam como monitores na Escolinha: Professor Cláudio Ponei que veio de Pernambuco para trabalhar exclusivamente no projeto; Professor José Maria de Virgem da Lapa e Professor Jeferson (Nim) que é considerado um dos melhores jogadores de Chapada do Norte de todos os tempos.
Ainda atuam no projeto o Vereador Tim que ajuda na parte burocrática do projeto, Seu Joaquim, que cuida do gramado e Gisele que cuida dos uniformes dos alunos.
Assessoria de Comunicação

quinta-feira, 14 de julho de 2011

MAIS DE 10 MIL FILHOTES DE PEIXE SÃO SOLTOS NA BARRAGEM DO RIO CAPIVARI EM CHAPADA DO NORTE


Com o objetivo de perenizar o rio Capivari, a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte construiu no ano passado, em parceria com o Governo de Minas Gerais, uma grande barragem próximo a Sede do Município.
Hoje o lago encontra-se em sua capacidade máxima. São mais de 2 km de água represada.

Com a preocupação de repovoar o rio, foram soltos na barragem do Capivari mais de 10 mil alevinos (filhotes de peixe).  Entre estes peixes estão Piaus, Curimatãs, entre outros.
No momento da soltura foram convidados os alunos da Escolinha de Futebol de Chapada do Norte, que tiveram todo o cuidado e carinho com os filhotinhos ao soltarem  no lago.  

quarta-feira, 13 de julho de 2011

VICE-PREFEITO PAULINHO E VEREADOR TIM VISITAM COMUNIDADE DE SÃO JOÃO.


Paulinho, Tim e Lideranças de São João Piteiras

Nesta quarta-feira (13/07/2011) o vice-prefeito Paulinho e o vereador Tim de Santa Rita realizaram visitas às obras realizadas pela Prefeitura de Chapada do Norte na região do São João.
Na viagem foi possível constatar a alegria dos moradores das comunidades com as obras realizadas.
Seu Zizi, "Pedreiro" exibe com alegria o novo prédio da Escola Municipal Bom Jesus II em Piteiras.


A Comunidade de São João Piteiras acabou de receber uma Quadra Poliesportiva, uma Creche e um cemitério, sendo que já havia recebido uma escola, um campo de futebol, um posto de saúde entre outras obras.
Quadra Poliesportiva de São João Piteiras

Aproveitando a oportunidade a comitiva visitou ainda a Barragem da Comunidade de Ribeirãozinho, feita com recursos do Programa Travessia e visitou ainda o posto de saúde da Comunidade do Amorim.

Assessoria de Comunicação.

AVANÇOS E DESAFIOS NOS 21 ANOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Toda Criança e Adolescente tem direito à Cultura

Desde sua aprovação em 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente tem contribuído de forma decisiva para o Brasil avançar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes no País.
Exemplo desse avanço é a taxa de mortalidade infantil (crianças menores de 1 ano de idade). De acordo com os dados da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa), a taxa de mortalidade infantil caiu de 47,1, em 1990, para 19 óbitos para cada mil nascidos vivos, em 2008, uma redução de quase 60%.
Na área da Saúde, a taxa de incidência de aids entre crianças menores de 5 anos caiu de 6 por 100 mil, em 1997, para 3 por 100 mil em 2009. Da mesma forma, a taxa de incidência de aids entre crianças e adolescentes (0 a 17 anos) caiu, no mesmo período, de 2,2 para 1,8 por 100 mil.
Na área do Registro Civil, também registram-se avanços. De 1999 a 2009, segundo dados do IBGE, o percentual das estimativas de sub-registros caiu de 20,7% para 8,2%. Ainda segundo o IBGE, entre as crianças de 1 ano, 97,1% estão registradas. Já entre aquelas entre 2 e 10 anos, esse percentual salta para 98,7%.
Na área da Educação, observam-se expressivos avanços nesses últimos 20 anos. Isso é fruto de uma série de conquistas. Em 2007, foi aprovada a lei que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), dando a possibilidade de os municípios financiarem a educação infantil. Somado a isso, foi aprovada, em novembro de 2009, a emenda constitucional que amplia os recursos da educação e assegura a obrigatoriedade do ensino a crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Essa emenda deverá ser totalmente implementada até 2016.
O percentual da população de 7 a 14 anos não alfabetizada, por exemplo, caiu de 9,8% em 2004 para 6,8% em 2009; o que representa uma queda de mais de 30%, em todo o Brasil. As regiões Norte e Nordeste acompanham essa tendência com quedas, respectivamente, de 14,7% para 10,1%, e de 18,5% para 11,8%, no mesmo período – o que representa, em ambos os casos, melhorias superiores à média brasileira e, consequentemente, uma redução da iniquidade. Em relação ao ensino médio, a taxa de frequência líquida subiu de 18,5%, em 1992, para 50,9%, em 2009, o que significa um crescimento de 175%. No ensino fundamental, também houve aumento da taxa de frequência líquida, que subiu de 81,4% para 91,1%.
Outro avanço que é importante destacar nas comemorações do Estatuto é a construção do plano decenal para a defesa dos direitos da infância. Esse plano foi elaborado com a participação da sociedade.
Apesar de, em termos gerais, os indicadores sociais brasileiros apresentarem melhoras significativas nas médias nacionais, existem ainda importantes desafios quando se observam as realidades regionais. Como exemplo das iniquidades brasileiras que ainda persistem, no Nordeste, a taxa de mortalidade de crianças menores de 5 anos, de 32,8 óbitos para cada mil nascidos vivos, continua bem acima da média nacional de 22,8 por mil – mesmo tendo sido registrada uma redução de mais de 60% na região entre 1990 e 2007.
O desafio da violência – Em relação à violência, os dados oficiais demonstram uma leve tendência de aumento na taxa de homicídios de crianças e adolescentes (10 a 19 anos) entre 2000 e 2008, passando de 22,2 para 23 mortes em cada grupo de 100 mil pessoas da mesma faixa etária em todo o Brasil. Esse indicador é preocupante quando observamos as diferenças da taxa entre as macrorregiões do País. Enquanto, durante o mesmo período, na Região Sudeste, o indicador caiu de 34,4 para 19,2, no Nordeste, subiu de 13,7 para 26,4 mortes por homicídio de crianças e adolescentes de 10 a 19 anos para cada 100 mil pessoas da mesma idade. Essa região possui o mais alto índice de homicídio nessa faixa etária.
Os homicídios representam 46% de todas as causas de mortes dos cidadãos brasileiros na faixa etária de 12 a 18 anos, segundo o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA). O estudo avaliou 267 municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes e chegou a um prognóstico alarmante: estima-se que o número de adolescentes assassinados entre 2006 e 2012 pode chegar a 33 mil se não mudarem as condições que prevalecem nessas cidades, onde o estudo foi realizado.
O IHA revela ainda iniquidades que aumentam as chances de um adolescente ser vítima de homicídios. Por exemplo, os adolescentes negros têm quase três vezes mais chance de morrer assassinados do que os brancos. O Índice foi desenvolvido no âmbito do Programa de Redução da Violência Letal contra Adolescentes e Jovens, uma iniciativa coordenada pelo Observatório de Favelas e realizada em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Fonte: UNICEF

Polícia “plantou” droga em carro de Roberto Cabrini, conclui Corregedoria.


A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo concluiu que o jornalista Roberto Cabrini foi vítima de uma armação em 2008, quando foi preso por tráfico de drogas. Na época, o jornalista fazia uma reportagem sobre o tema e foi encontrado com dez papelotes de cocaína no interior de seu carro. De acordo com a Corregedoria, a droga foi “plantada” no carro do repórter - e atual apresentador do programa Conexão Repórter - do SBT. Segundo a Corregedoria, seis policiais, um delegado, uma comerciante e um empresário estariam envolvidos na armação.

De acordo com investigações, o empresário Oscar Maroni, dono da boate Bahamas - e preso por manter uma casa de prostituição - é apontado como um dos suspeitos pela armação contra o jornalista. Segundo o relatório da Corregedoria, a prisão de Cabrini seria uma retaliação contra matérias sobre a casa de prostituição do empresário.

“Evidente que essa matéria custou-lhe um preço alto, como uma ferida que se cura, mas fica a cicatriz”, diz o relatório da Corregedoria.

Cabrini foi preso ao lado de Nadir Dias da Silva, que procurou o jornalista com denúncias de envolvimento de policiais com o PCC (Primeiro Comando da Capital). O relatório diz que a comerciante comprou a droga e havia negociado a prisão de Cabrini com o delegado Edmundo Barbosa, chefe do 100º DP.

A inocência do jornalista foi concluída após contradições nos depoimentos de Nadir, dos policias e delegado envolvidos. Houve também o testemunho de um policial do próprio distrito que contou detalhes de como foi planejada e executada a armação. A identidade deste policial é mantida em sigilo. Na ocasião, Cabrini também fez testes que comprovaram ausência de qualquer tipo de droga em seu corpo.

Antes disso, o jornalista já havia feito reportagens sobre a corrupção policial, que resultaram no afastamento de delegados ligados ao tráfico de drogas.

"Fui vítima da banda podre da polícia, que foi alvo das minhas denúncias", disse Cabrini à Folha de S.Paulo. Sobre Oscar Maroni, Cabrini afirmou que o empresário se incomodou com suas reportagens.


Da Redação Comunique-se
Enviado por Edinaldo Soares

terça-feira, 12 de julho de 2011

PUBLICADO EDITAL DO CONCURSO DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS.



Foi publicado, nesta terça-feira (12.07), o edital de concurso que define o preenchimento de vagas em todas as carreiras da educação básica do Estado. Estão disponibilizadas 21.377 vagas, sendo que a maioria delas é para o cargo de Professor de Educação Básica (PEB).


O edital prevê 13.993 vagas para professor nas áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Espanhol, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

A remuneração mínima prevista em edital para o cargo de PEB é de R$ 1.320,00 para uma jornada de trabalho de 24 horas semanais, no sistema de remuneração por subsídio.

As inscrições terão início no dia 20 de setembro e a previsão é de que a primeira etapa do processo seletivo seja realizada no dia 8 de janeiro de 2012.
Das vagas disponibilizadas para Professores de Educação Básica, a maioria é para educadores dos anos iniciais do ensino fundamental, 3.551 ao todo.
Para se candidatar a uma das vagas nessa função, os interessados devem ter formação superior, com licenciatura plena em Pedagogia ou Normal Superior.

Entre as disciplinas específicas, as maiores demandas são para Língua Portuguesa (1.179 vagas) e Matemática (1.476 vagas). Nesse caso, o candidato deve ter formação superior na habilitação em que se candidatar.

Além de professores da educação básica, o edital do concurso disponibiliza vagas para os cargos de Analista Educacional – ANE (378 vagas); Analista Educacional/Inspeção Escolar – ANE/IE (133 vagas); Especialista em Educação Básica – EEB (1.869 vagas); Assistente Técnico Educacional – ATE (603 vagas); e Assistente Técnico de Educação Básica – ATB (4.401 vagas).


A jornada de trabalho e a remuneração para esses profissionais variam de acordo com o cargo.
Os candidatos aprovados atuarão no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) ou em uma das 3.779 escolas estaduais da rede, de acordo com atribuições do cargo.

Todos os aprovados no concurso vão ingressar no Estado recebendo pelo sistema de remuneração por subsídio.

EfetivadosPara o concurso público da educação básica não foram contabilizadas as vagas ocupadas por servidores efetivados pela Lei 100/2007. Os cerca de 96 mil efetivados da rede estadual de ensino foram beneficiados com a legislação publicada entre os meses de abril e maio e tiveram seus direitos igualados aos dos servidores efetivos.

InscriçõesO período de inscrições vai das 10h do dia 20 de setembro às 14h do dia 19 de outubro. As inscrições devem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do concurso. O valor da inscrição varia de R$ 37,41 a R$ 47,41, de acordo com o cargo pretendido pelo candidato. Para o Professor de Educação Básica, por exemplo, o valor da inscrição é de R$ 47,41. No ato da inscrição, o interessado deve informar o município no qual pretende concorrer à vaga.

Provas
O concurso público será realizado em duas etapas. Na primeira, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato fará prova objetiva. Já a segunda etapa, de caráter classificatório, será destinada a análise de títulos.

A prova objetiva será composta de 60 questões de múltipla escolha, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos, e a previsão é de que ela seja aplicada no dia 8 de janeiro de 2012. As referências para estudo constam do anexo V do edital do concurso. Será considerado aprovado na primeira etapa do processo, o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos nas questões de conhecimentos gerais e 50% nas questões de conhecimentos específicos.

Retirado do Blog do Banu

Veja o Edital na íntegra no link abaixo.

http://site.pciconcursos.com.br/arquivo/137190.pdf

DESFILE DA GAROTA REGIONAL COMPLETA 10 ANOS E UMA GRANDE FESTA ESTÁ SENDO ORGANIZADA.

QUADRA POLIESPORTIVA DE SANTA RITA
LOCAL DO EVENTO

O DESFILE GAROTA REGIONAL acontece todos os anos no mês de agosto no distrito de Santa Rita do Araçuaí e faz parte do calendário oficial de eventos culturais do município de Chapada do Norte, e tem como principal objetivo promover a integração da região através de um momento de lazer e diversão.
Este ano o Garota Regional completa 10 anos, e uma grande festa está sendo organizada. Alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Zé de Calu e uma Comissão formada por funcionários da escola e de ex-alunos estão desde o início do mês de maio preparando os detalhes da festa. Até o momento garotas de várias localidades já confirmaram presenças, entre estas localidades estão Minas Novas, Chapada do Norte, Leme do Prado, Cachoeira do Norte, São João Marques entre outras.
Em 2011 o Desfile acontecerá na noite do dia 20 de agosto (sábado) e no domingo (21) ainda teremos uma tarde de confraternização na Praça de Santa Rita, com churrasco, sonorização e (provavelmente) Bingão de Uma Moto.
 Nos anos anteriores o evento atraiu gente de toda região, com uma grande mobilização por parte da comissão organizadora e da Comunidade de Santa Rita. Muitas garotas já passaram na passarela, e no palco a agitação de muitos artistas da região que fizeram shows inesquecíveis. O Desfile tomou uma grande proporção e dividiu o distrito de Santa Rita em dois momentos: Antes e Depois do Desfile. As expectativas que antecedem o evento, a maciça participação das comunidades vizinhas, o engajamento dos patrocinadores e apoiadores no projeto, torna o Garota Regional um evento imperdível.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

XXIV COPA DO BRASIL DE FUTEBOL DE BASE SERÁ NA CIDADE DE ARICANDUVA/MG.



Acontecerá de 16 a 24 de julho a XXIV Copa do Brasil Futebol de Base em Aricanduva/MG. Estarão presentes delegações de vários estados, cerca de 2000 atletas na faixa etária de 10 a 17 anos. Copa com grandes expectativas, bola no pé de futuros grandes craques. Várias equipes confirmadas. O evento acontecerá no estádio municipal Antônio da Paixão Gandra.
Na Praça de Aricanduva, shows musicais para diversão dos atletas e população aricanduvana e de toda região.
Estarão presentes observadores de vários times de futebol do Brasil em busca de novos talentos.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Aricanduva

ZEZÉ PERRELA TOMA POSSE NO SENADO NA VAGA DEIXADA POR ITAMAR FRANCO.


José Perrela de Oliveira Costa, primeiro suplente do senador Itamar Franco, assumiu no Senado, nesta segunda-feira (11), a vaga deixada pelo político mineiro, que faleceu no início deste mês em São Paulo.
Em seu discurso de posse, destacou as qualidades excepcionais de homem público de Itamar Franco, considerando uma tarefa difícil substituir um homem de sua envergadura, "que passou a vida inteira lutando pelo Brasil".
- E digo mais uma vez, se eu conseguir em minha vida pública fazer dez por cento do que Itamar conseguiu, acho que eu já posso me sentir um vitorioso. O que posso prometer para Minas Gerais e o Brasil, é que vou me empenhar muito para defender os seus interesses - disse.
Após a leitura do juramento, Paulo Paim (PT-RS), que no momento presidia a sessão, leu comunicado informando que o senador, filiado ao PDT, irá usar o nome parlamentar de Zezé Perrela.
Da Redação / Agência Senado
www.senado.gov.br

ATINGIDOS DA BARRAGEM DO SETÚBAL RECLAMAM FALTA DE APOIO.


A Barragem do Rio Setúbal, construída na divisa dos municípios de Chapada do Norte e Jenipapo de Minas foi, sem dúvida alguma, um grande investimento para a nossa região.
 Foi inaugurada no início do ano de 2010, pelo Presidente Lula e contou com as presenças de vários ministros do governo da época, entre eles a atual presidente Dilma, que era a Ministra Chefe da Casa Civil. A obra custou mais de 200 milhões de reais e hoje o lago já está praticamente cheio.
Mas o que está chamando atenção mesmo é a reclamação por parte dos moradores da Fazenda São Miguel, no Município de Chapada do Norte que estão reivindicando da Ruralminas atendimentos básicos. Segundo o senhor Antônio Rodrigues Duarte, um dos representantes dos atingidos reassentados na Fazenda, a Ruralminas não vem cumprindo com o que está prometendo. Segundo o mesmo os moradores estão sem água e não estão recebendo preparação do solo para plantio. Os moradores reivindicam ainda: melhoramento das estradas, nova cerca de arame nas propriedades com eucalipto tratado, mata-burros, uma ponte molhada no Córrego Tombador, Cesta Básica enquanto não receberem o preparo do solo, entre outras coisas.

sábado, 9 de julho de 2011

NA ERA DOS PONTOS CORRIDOS, ATLÉTICO É RECORDISTA DE RODADAS NA ZONA DA DEGOLA.


Um dos times que mais vezes figurou entre os quatro primeiros colocados na história do Campeonato Brasileiro, sendo campeão em 71 e vice em 77, 80 e 99, o Atlético passou a encarar períodos nebulosos desde que a competição adotou a fórmula de pontos corridos. Se antes a equipe se destacava na parte de cima da tabela, de 2003 para cá a rotina é brigar contra o rebaixamento. É do Galo uma marca indesejada: é o time que mais vezes integrou a zona da degola, 77 rodadas.
As cinco equipes que passaram mais rodadas na zona do rebaixamento desde 2003.
Atlético: 77 rodadas
Goiás: 72 rodadas
Fluminense: 63
Botafogo: 63 rodadas
Atlético-PR: 60 rodadas

Em apenas duas edições de Campeonato Brasileiro, das oito que disputou, o Atlético não enfrentou o incômodo grupo da morte: 2003 e 2009.

O primeiro contato alvinegro com a zona de rebaixamento foi na sexta rodada do campeonato de 2004. O time ainda lutaria em outras nove rodadas para sair do sufoco: 9ª, 13ª, 17ª, 34ª, 36ª, 40ª, 43ª e 44ª.

Em 2005, o sofrimento se repetiu e o time não teve forças para afastar o "fantasma". O Atlético entrou no grupo dos quatro últimos na sexta rodada e de lá não saiu mais - foram 37 rodadas seguidas. A queda à Segunda Divisão manchou a história centenária do clube.

De volta à elite em 2007, o namoro com a zona de rebaixamento teve seus momentos mais intensos em três rodadas: 11ª, 13ª e 28ª. No ano seguinte, o time seguiu rondando a parte de baixo da tabela, mas apenas uma vez figurou no temido grupo, na 14ª rodada.

Depois de boa campanha em 2009, quando a decepção ficou por conta da queda de rendimento na reta final, o tormento voltou no ano passado. Foram 25 rodadas entre os ameaçados de descenso: 6ª e 7ª; da 10ª à 30ª; 32ª e 33ª. O perigo só foi afastado definitivamente na penúltima rodada.

Este ano, a euforia das vitórias nas duas primeiras rodadas logo deu lugar ao desespero dos seis jogos sem vencer, que levaram o Atlético novamente a essa colocação que tira o sono da torcida. Inconformados, torcedores fizeram, na quinta-feira, forte protesto no desembarque da delegação vinda de Fortaleza, onde o time perdeu por 3 a 0 para o Ceará, na terceira derrota consecutiva por placar elástico no Brasileirão - fora derrotado por 4 a 1 pelo Flamengo e por 4 a 0 pelo Internacional


Fonte: Superesporte

sexta-feira, 8 de julho de 2011

CHAPADA DO NORTE TEM ÓTIMO RESULTADO NO ICMS PATRIMÔNIO CULTURAL EXERCÍCIO 2012.


O IEPHA/MG - Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais divulgou no último dia 17/06 (sexta-feira) a pontuação provisória do ICMS Patrimônio Cultural, para o exercício de 2012.

Chapada do Norte ficou em 4º lugar na lista dos 10 municípios com maior pontuação no Vale do Jequitinhonha. O que proporcionará a continuidade das ações de proteção e investimentos no Patrimônio Cultural do município.

Os 10 municípios com maior arrecadação do Vale são do Alto Jequitinhonha: Diamantina com 34,90; Serro 25,80; Aricanduva com 19,87; Chapada do Norte com 16,30; Capelinha com 15,99; Datas com 15,20; Grão Mogol com 15,15; Felício dos Santos com 14,67; Leme do Prado com 13,85; Senador Modestino Gonçalves com 13,50.

CRUZEIRO CONTRATA ZAGUEIRO CRIBARI JUNTO AO NAPOLI DA ITALIA.


O Cruzeiro anunciou, nesta sexta-feira, a contratação do zagueiro Cribari, de 31 anos, junto ao Napoli, da Itália. O clube celeste adquiriu 50% dos direitos econômicos do atleta. O contrato tem duração de um ano, com opção de renovação por mais uma temporada.

Natural de Cambará-PR, Cribari iniciou a carreira no Londrina e transferiu-se para o futebol italiano em 1998. Em 13 anos na Itália, Cribari passou pelo Empoli (1998 a 2004), Udinese (2004 a 2005) e Lazio (2005 e 2010). O defensor já realizou exames médicos, mas a apresentação oficial ainda não foi marcada pelo clube.


"Ele esteve em Belo Horizonte ontem (quinta-feira), fez os exames médicos, foi aprovado e assinou seu contrato. Ele chega em definitivo na segunda-feira, para iniciar os treinamentos com o restante do elenco", explicou Valdir Barbosa, gerente de futebol do Cruzeiro.

Valdir disse também que o Cruzeiro chegou até o novo zagueiro por uma indicação de Joel Santana. "Foi, primeiramente, uma citação feita pelo Joel, mas o Cruzeiro fez uma apuração e viu que ele foi titular absoluto em cinco dos últimos 11 jogos pelo Napoli, inclusive nos dois últimos, contra Parma e Juventus. Em outros dois ele entrou como suplente e em três ficou no banco, sem ser aproveitado. Nós tivemos ótimas informações a respeito dele e já sabíamos da sua capacidade, por ser um dos titulares da zaga do Napoli. Ele foi muito cedo para a Itália, em 1998, e pensava em voltar ao Brasil para encerrar a carreira jogando por aqui".

(Colaborou Marcelo Jordy)

Confira a ficha do atleta:


CRIBARI

Nome: Emilson Sánchez Cribari
Data de nascimento: 6 de março de 1980 (31 anos)
Local: Cambará-PR
Altura: 1,85m
Peso: 72 kg
Posição: Zagueiro
Clubes: Londrina-PR (1996-1998), Empoli-ITA (1998-2004), Udinese-ITA (2004-2005), Lazio-ITA (2005-2010), Siena-ITA (2010) e Napoli-ITA (2010-2011)
Retirado do Site: www.uai.com.br

quinta-feira, 7 de julho de 2011

CONFIRA O CARTAZ DA FESTA DO GRANJAS 2011.

Montillo comemora um ano de Cruzeiro com golaços e artilharia do Brasileiro.


O meia argentino Walter Montillo completou, nesta quarta-feira, exatamente um ano de Cruzeiro. O presente de ‘aniversário’ não poderia ter sido melhor para a torcida cruzeirense: outra bela exibição do craque, com direito a dois golaços sobre o Grêmio na vitória por 2 a 0, e artilharia isolada do Campeonato Brasileiro, com seis gols.
O primeiro gol veio depois de cruzamento da direita de Fabrício. Montillo pegou a bola de primeira, em um chute cruzado fortíssimo, que ganhou o ângulo inferior esquerdo do goleiro gremista.
Já o segundo tento veio depois de jogada de Wallyson, que tocou para Montillo na ponta esquerda da área. O argentino soltou a bomba no ângulo superior esquerdo do goleiro. A bola ainda tocou no travessão e no pé da trave antes de balançar as redes.

”O time conseguiu a terceira vitória seguida, contra um adversário difícil, que trocou de técnico nesta semana. Fizemos uma boa partida e temos que continuar, porque queremos brigar pelo título e para brigar pelo título temos que continuar ganhando”, disse Montillo, no fim da partida.

”Se caprichássemos um pouco a finalização no final, poderia até ter saído o terceiro gol, mesmo assim foi um bom resultado. Fábio não tomou gols e isso que é importante”, completou.

Com os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, Montillo também se isolou na artilharia do clube na temporada, com 15 gols. Wallyson marcou 13 e Thiago Ribeiro anotou 12.

Em um ano de Cruzeiro, Montillo disputou 49 jogos, marcou 22 gols e deu 22 assistências. Foi campeão mineiro em 2011 e vice-campeão brasileiro em 2010.

Fonte: Superesporte

quarta-feira, 6 de julho de 2011

RIO ARAÇUAÍ: PATRIMÔNIO NATURAL

Areião de Marinho - Por cima da Cachoeira

A idéia desta postagem é criar um arquivo sobre o nosso querido Rio Araçuaí.
Vamos publicar imagens de pontos comuns, conhecidos por todos, e de pontos poucos comuns, ainda não explorados ou de um ponto de vista diferente. Para isso vamos utilizar fotos dos nossos arquivos e fotos enviadas pelos internautas que acompanham o nosso blog.
A idéia é despertar a atenção das pessoas para esta riqueza natural que faz parte da nossa história. Inicialmente vamos mostrar pontos conhecidos pelos moradores do distrito de Santa Rita do Araçuaí, mas teremos o maior prazer de publicar fotos de moradores de outras regiões banhadas pelo rio, como Araçuaí, Berilo, Leme do Prado entre outras.
As atualizações desta publicação serão feitas de acordo com o surgimento de novas imagens. Lembrando que vale também junto com a foto mandar uma história, um acontecimento, enfim, um pequeno texto que ajude-nos a atender a importância desse determinado lugar do rio na vida do autor da foto.
As fotos e textos podem ser mandados para o nosso e-mail: adailtonrodrigues@yahoo.com.br

 Conheça as belas imagens do Rio Araçuaí:

Lapa Cascuda: Local de pesca esportiva
Poção: Aqui o rio é muito profundo.
Lindo Canal de lapas: Próximo ao Córrego das Almas


JOGADOR DIEGO PODE VIR PARA O GALO.


O armador Diego, ex-Santos e atualmente fora dos planos do Wolsfburg, da Alemanha, está em negociação com o Atlético. Djair Cunha, pai e empresário do jogador, confirmou ao Superesportes que esteve em Belo Horizonte nesta terça-feira reunido com dirigentes do Galo. Porém, não quis dar mais detalhes.

Há algumas semanas, Diego foi afastado do grupo principal do Wolsfburg pelo técnico Félix Magath depois de se recusar a ficar no banco de reservas na partida contra o Hoffenheim.

Revelado pelo Santos, Diego, 26 anos, foi vendido ao Porto em 2004. Passou pelo Werder Bremen e Juventus até acertar com Wolfsburg.

Santos e Botafogo também manifestaram interesse em contratar Diego.

Fonte: Rodrigo Fonseca
www.uai.com.br

terça-feira, 5 de julho de 2011

OBRAS DA PRAÇA DA MATRIZ EM CHAPADA DO NORTE ESTÃO DENTRO DO CRONOGRAMA.


A Praça da Matriz em Chapada do Norte está em reforma. E hoje (05/07/2011) recebeu a visita da equipe técnica da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, que ajustaram alguns detalhes da planta do projeto e conferiram o andamento das obras.
José Raimundo Soiér, Secretário de obras do Município, esteve acompanhado do Engenheiro Sérgio e da Arquiteta Samira no local da obra.
Segundo os técnicos as obras estão dentro do cronograma e a previsão é que até meados do mês de setembro a praça já esteja pronta para ser inaugurada.
PASSEIOS DA PRAÇA COM NOVA PAVIMENTAÇÃO

Será, sem dúvida, mais um atrativo para a tradicional  Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Chapada do Norte, que acontece todos os anos no segundo final de semana do mês de outubro, e a parte de shows acontece na Praça da Matriz.

PLACAS DE ORIENTAÇÃO DE DESTINOS ESTÃO SENDO IMPLANTADAS NAS ESTRADAS DE CHAPADA DO NORTE.

ENTRADA DE SANTA RITA

O município de Chapada do Norte tem 854 KM2 de extensão territorial. Faz divisa com Minas Novas, Berilo, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas, Leme do Prado, José Gonçalves de Minas e Novo Cruzeiro.
Das extremas entre Minas Novas e Berilo é realmente uma distância pequena, em torno de 20 km, mas das extremas de Novo Cruzeiro a José Gonçalves de Minas, a distância tem dimensões grandes, aproxima-se dos 200 km. E isso torna-se difícil movimentar-se dentro do município. São mais de 50 comunidades rurais e vários e vários km de estradas vicinais, muitas entradas e saídas.
Agora a Prefeitura Municipal de Chapada do Norte, está desenvolvendo uma ação que vai facilitar a vida de quem precisa se movimentar dentro do município ou passar por aqui indo para outras cidades. Serão colocadas aproximadamente 200 placas de orientação de destino em todo o município.
Quem já foi em São João, por exemplo, sabe o quanto nos sentimos “perdidos” naquele chapadão. Na região dos Ferreiras, da mesma forma.
As placas começaram a ser implantadas no início deste mês e a previsão é que até o final do mês todas já estejam implantadas em seus devidos lugares.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Brasil: O País dos Absurdos


Escândalos políticos e financeiros, corrupção policial, tráfico de entorpecentes, morte no trânsito. No Brasil tudo isso já virou rotina. E pior, os brasileiros não só já acostumaram, mas também de certa forma colaboram com esse tipo de situação. Haja vista os vários candidatos envolvidos em crimes políticos e que são reeleitos até com certa expressividade votação nas urnas.  E os vários crimes cometidos no trânsito pela imprudência dos motoristas irresponsáveis que nem a tal Lei  que restringe o uso de bebida alcoólica (Lei 11.705/2008) a quem dirige tem  obtido resultados significativos (O país registra quase 300 mil mortes no trânsito em 10 anos).  
O brasileiro é adepto do jeitinho e muito deles são constituídos crimes como, por exemplo, as ligações clandestinas de água e energia, os chamados popularmente de gatos; muito comuns em comunidades carentes das grandes cidades e  por muitas vezes  feitas por pessoas simples. E, aliás; quem aí não cometeu um delitozinho de nada? Que atire a primeira pedra! Além do mais tem o tal de levar vantagem em tudo.  É necessário se sobressair, às vezes a todo custo.  É preciso também levar em conta a precariedade do sistema habitacional das grandes cidades e que leva muita gente a sobreviver muitas vezes em condições subumanas.  Seria uma justificativa para os pequenos delitos?
As forças de segurança do país perderam em oito anos mais de 600 armas para quadrilhas. É o que indica o relatório do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). Na mira dos bandidos estão principalmente batalhões de polícias militares e quartéis do Exército e o alvo são armas de grosso calibre. O relatório aponta também que ocorrem furtos em instalações da Marinha, Aeronáutica, polícias civis e guardas municipais.
Espera aí;... Para tudo! Armas roubadas das forças de segurança do país?  Se nem as forças de segurança conseguem se protegerem dos bandidos e nós meros cidadãos?
A maior parte dos quase 70 furtos e roubos a caixas eletrônicos neste ano no Estado de São Paulo é investigada pelo Deic (Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado), da Polícia Civil, como cometida por uma quadrilha formada por 26 policiais militares, grande parte deles em atividade na PM.
A ta. Tem policia no meio.
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou nesta quarta-feira que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estuda participar da operação de fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour. Ao participar de audiência pública na Câmara dos Deputados, Pimentel, que é presidente do conselho de administração do banco de fomento, explicou que a eventual participação da instituição é justificada pelo fato de a potencial união entre o varejista brasileiro e o parceiro internacional permitir a abertura do mercado estrangeiro a produtos nacionais.
Vou repetir a sigla do BNDS (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)
A propósito: fui discutir o assunto acima com um amigo meu hoje de manhã e ele me disse que eu era contra o PT. (risos)

Por Edinaldo Soares
Comercial e Marketing